PEEP - Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos

O PEEP - Plano de Promoção de Etiquetagem Energética de Produtos é um projeto desenvolvido pelo IteCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção – e CENTITVC - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

Este projeto visou desenvolver um sistema de etiquetagem energética de produtos não regulados, nomeadamente de isolamentos/argamassas térmicas, de tijolos e blocos a utilizar em alvenaria e tintas. Tem a vantagem de permitir a comparação de desempenho entre diferentes produtos da mesma família, facilitando assim a escolha de produtos que promovem uma maior economia de recursos energéticos, respondendo assim à legislação europeia em vigor (Diretiva 2010/30/UE).

Os principais objetivos foram:

  • A elaboração de metodologias de cálculo que permitam estabelecer critérios de avaliação de desempenho energético de produtos da construção;
  • A definição de uma escala de classificação de desempenho energético dos produtos de construção;
  • A criação de uma etiqueta energética para cada um dos subsistemas de construção referenciados, com apresentação dos principais parâmetros inerentes à avaliação de desempenho energético.

Foi lançada a fase experimental dos simuladores de desempenho energético, os quais se encontram disponíveis no site do Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos em www.seep.pt.

Os simuladores pretendem dar a conhecer aos fabricantes o processo de etiquetagem energética, assim como permitir o teste dos seus produtos de forma a conhecer a respetiva classificação energética. Nesta fase, a sua utilização não possui custos associados ao utilizador nem restrições em termos do número de avaliações a efetuar.

Apoio

O projeto PEEP, aprovado no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC) é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade, com um montante de investimento elegível de 259.353,82€ correspondendo um incentivo de 207.483,06€ proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Mais informações sobre o projeto PEEP em www.peep.uc.pt.

29/10/2015 , Por Célia Pinto