Hotel do Cais
O Projeto visa a criação de um novo empreendimento turístico, subordinado à temática do Vinho, tendo por base o património histórico-cultural único e valioso da Real Companhia Velha (RCV) e permitindo aos hóspedes a vivência de experiências autênticas, até à data não disponíveis no leque de oferta turística do concelho, da região e do país. O Hotel do Cais surgirá com um conceito inovador, proporcionando ao cliente uma experiência cultural enriquecedora e única, dando a conhecer os principais marcos associados à primeira Região Demarcada do Mundo (a Região Demarcada do Douro) e a sua estreita ligação à história da mais emblemática e antiga empresa de vinhos de Portugal, a RCV.
Localizados no coração da cidade de Gaia, os antigos armazéns da RCV foram edificados na segunda metade do século XVIII, implantados em plataformas criadas para vencer desníveis existentes no terreno, assumindo-se como uma das edificações mais carismáticas da cidade.
Composto por 110 quartos, o Hotel do Cais estará localizado na cidade de V.N. de Gaia, com umas vistas magníficas sobre o Rio Douro e a cidade do Porto e com um elevado perfil diferenciador, como resultado da conjugação de infraestruturas de elevado requinte ao património único da RCV, tirando, de igual modo, partido do elevado potencial turístico da zona histórica da ribeira de Gaia, onde se encontram as mais antigas caves de Vinho do Porto e do Centro histórico da cidade do Porto, classificado como Património Cultural da Humanidade desde 1996. Assim, objetiva-se a disponibilização de uma oferta de excelência ao nível das infraestruturas e equipamentos associados aliado a um elevado nível de conforto e de serviço ao cliente, por via de um conjunto de atividades complementares num mesmo espaço físico e que agrega uma elevada componente cultural e histórica da região, apelando, assim, a um segmento de mercado de elevada exigência.
O Hotel do Cais estará localizado junto aos centros históricos de Gaia e Porto, sendo uma localização ideal para os turistas de City Breaks e Gastronomia e Vinhos, os quais poderão facilmente deslocar-se desde o hotel a todos os principais pontos de interesse turístico das referidas cidades.
Deste modo, a localização privilegiada do hotel permitirá aos turistas aceder facilmente (a pé) à zona ribeirinha de Gaia e do Porto e a vários pontos de interesse tanto da cidade de Gaia como da baixa do Porto, a qual tem sido fortemente dinamizada nos últimos anos, podendo usufruir de todo o comércio local e, bem assim, vivenciar a vida noturna quer das famosas Galerias de Paris, quer da Ribeira do Porto, locais repletos de animação e de atividades culturais.
Adicionalmente, o Cais de Gaia consubstancia, atualmente, um relevante polo de concentração turística, dadas as inúmeras atividades presentes no local, como sejam as Caves de Vinho do Porto, sendo o principal motivo pelo qual os turistas visitam esta zona pedonal virada para o rio Douro.
Assim, com uma área interior total de 9.960,20 m2 e uma área exterior de 1.215, 30 m2, o Hotel do Cais contará com um total de 7 pisos, um dos quais dará acesso ao terraço, proporcionando uma vista privilegiada sobre o Rio Douro e a cidade do Porto.
Os modelos de consumo do setor do turismo têm sofrido grandes alterações, sendo que o perfil do turista atual não se contenta com o modelo de serviço tradicional, caraterizado por estabelecimentos hoteleiros com linhas indiferenciadas e um serviço apenas restrito ao alojamento.
Neste sentido, o Hotel do Cais surgirá com um conceito inovador, proporcionando ao cliente uma experiência cultural enriquecedora e única, dando a conhecer os principais marcos associados à primeira Região Demarcada do Mundo e a sua estreita ligação à história da mais emblemática e antiga empresa de vinhos de Portugal, a RCV.
O presente Projeto pretende, de forma diferenciadora, contribuir para promover três produtos turísticos distintos na região da Área Metropolitana do Porto, designadamente (i) os City Breaks, (ii) o Turismo Cultural e (iii) a Gastronomia e Vinhos, os quais se encontram entre os principais produtos estratégicos a desenvolver na referida região.
Deste modo, o Projeto procura corporizar um conceito diferenciador ao nível da oferta turística existente, na medida em que prevê a criação de uma unidade de turismo de elevada qualidade e caráter distintivo, dotada de um conjunto de equipamentos, infraestruturas e serviços complementares, que permitem satisfazer de forma integrada as necessidades tipicamente associadas aos três produtos referidos.
Para Pedro Rocha, Vice - Presidente do Grupo Mystic Invest,
|
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 15,4 milhões euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 6 milhões de euros.