UMinhoTech - Technology for Future
O principal objetivo do projeto UMinhoTech - Technology for Future, é potenciar a valorização económica dos resultados de I&D produzidos pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas, e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o setor empresarial.
Em declarações ao COMPETE 2020, Bruno Pereira da Silva, Diretor do Projeto comenta a importância do apoio COMPETE 2020 e a singularidade da abordagem do projeto ao mercado.
|
O Projeto
O projeto UMinhoTech pretende ser um projeto pioneiro na valorização económica do conhecimento científico produzido na Universidade do Minho e nas suas Interfaces Tecnológicas.
Com a implementação do presente projeto o consórcio promotor pretende alcançar os seguintes objetivos operacionais:
- promover e facilitar a comunicação com o tecido empresarial;
- promover a visibilidade das unidades de I&D;
- angariar novos clientes (novas empresas e novos setores económicos);
- captar novos projetos (nacionais e europeus);
- oferecer ao tecido empresarial uma resposta integrada do universo Universidade / Centros de Investigação;
- potenciar a internacionalização da Universidade do Minho e das suas Interfaces Tecnológicas.
Para a prossecução destes objetivos o consórcio promotor pretende operacionalizar uma abordagem inovadora do tecido empresarial.
Cientes das dificuldades que as universidades e os centros de investigação e transferência de tecnologia sentem na comunicação com o meio empresarial, os copromotores do projeto delinearam uma solução inovadora sustentada na criação de um ecossistema constituído pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas (PIEP, CCG, CVR e a TECMINHO) materializado na criação da marca “UMinhoTech” que irá agregar o portfolio de serviços e os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos por estes centros de conhecimento.
Em simultâneo será desenvolvida uma plataforma tecnológica interativa que irá permitir a divulgação da marca UMinhoTech, a promoção da transferência de conhecimento dos centros de saber para as empresas e a comunicação com a envolvente.
Será também criado um showroom no Campus de Azurém que irá funcionar como sala de visitas para as empresas e outras instituições que se deslocam à Universidade do Minho e como montra tecnológica que apresenta o que de melhor se faz na academia e nas suas Interfaces Tecnológicas.
No âmbito do projeto está ainda previsto a implementação de 3 projetos de demonstração de tecnologia centrados em atividades de I+D+I para disseminação das competências científicas e tecnológicas do ecossistema.
Com o objetivo de aumentar a visibilidade a nível internacional, garantindo que a investigação se encontra alinhada com as mais recentes tendências tecnológicas, o consórcio promotor do projeto pretende participar em eventos internacionais (feiras e conferências) e fomentar a participação em plataformas e redes de cooperação internacionais. Esta iniciativa irá contribuir para alavancar novos projetos de I&D+I em colaboração com redes e parceiros internacionais reconhecidos no mundo global.
Estas ações serão complementadas com iniciativas de promoção e divulgação da UMinhoTech e das suas competências agregadas. Estas iniciativas tem como objetivo a demonstração das mais valias associadas à colaboração das empresas com a Universidade do Minho e com as suas Interfaces Tecnológicas.
A concretização do projeto UMinhoTech terá um contributo decisivo para:
- a criação de condições favoráveis para reforçar a transferência do conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial;
- a valorização económica dos resultados de I&D produzidos pela Universidade do Minho e pelas suas Interfaces Tecnológicas.
A Parceria
O projeto UMinhoTech é liderado pelo PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros em parceria com o CCG – Centro de Computação Gráfica e o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos.
Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 898 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 763 mil euros.