e-globulus - Plataforma online para a gestão florestal de povoamentos de eucalipto
Disponibilização gratuita de uma plataforma online para auxiliar o planeamento de operações silvícolas visando uma gestão florestal sustentável caso-a-caso.
A plataforma e-globulus (www.e-globulus.pt) é um projeto de comunicação e transferência de conhecimento da investigação conduzida no RAIZ - Instituto da Floresta e Papel, que se traduz na disponibilização gratuita, através de uma plataforma online, de recomendações para auxiliar o planeamento e execução de operações silvícolas visando uma intervenção florestal adaptada às condições de cada local e de acordo com as melhores práticas silvícolas. Um projeto que promove deste modo um aumento da produtividade da floresta de eucalipto de forma sustentada.
e-globulus
O projeto e-globulus visa a transferência de conhecimento técnico e científico em silvicultura que tem vindo a ser produzido no RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, para um conjunto o mais alargado possível de empresas, organizações de proprietários e gestores florestais.
Este conhecimento é divulgado através de uma plataforma online que disponibiliza recomendações para a gestão sustentável de povoamentos de eucalipto.
A plataforma considera, entre outros conteúdos, indicações técnicas que abarcam as várias fases de desenvolvimento do povoamento, desde a instalação, manutenção, condução em talhadia, até à indicação de época de corte. A recomendação é feita mediante a introdução de dados da propriedade, sendo apenas requisito essencial a sua localização. Com base nas condições desse local, o utilizador pode aceder a uma recomendação ajustada ao seu caso específico. Atendendo à diversidade de condições de clima, relevo, tipo de solo, entre outros que caracterizam Portugal, a recomendação caso-a-caso é um aspeto pertinente e inovador para o aumento da produtividade dos povoamentos de eucalipto e para uma gestão florestal sustentável.
Os três passos para planear uma gestão silvícola ajustada à sua propriedade |
Plataforma online - https://www.e-globulus.pt/
É uma plataforma, de cariz inovador, de fácil utilização e de acesso gratuito, incentivando o seu uso alargado pelos players da fileira florestal.
Com este projeto criou-se uma plataforma funcional, user-friendly e visualmente apelativa que responde positivamente a questões de segurança, missão, navegabilidade e acessibilidade.
Importância da plataforma
Perspetiva-se que a implementação desta plataforma tenha um impacto significativo na economia nacional, uma vez que a fileira florestal e, em particular, a que abastece a indústria de pasta e papel, constitui um importante fator de rendimento das comunidades rurais e exerce a jusante um papel relevante na produção industrial nacional por via da exportação de pasta e papel com elevado valor acrescentado, e que representa aproximadamente 4% das exportações e 1,5% do PIB nacional. Em termos florestais, uma parte significativa da floresta portuguesa está atualmente plantada com eucalipto, mas abrange um universo de dezenas de milhares de pequenos proprietários, disperso ao longo do território e em muitos casos com um baixo nível de qualificações tecnológicas e de intensidade de gestão das suas propriedades. Neste domínio, as organizações de proprietários florestais, presentes um pouco por todo o país, vêm desempenhando um papel relevante no sentido de melhorar a gestão florestal, a rentabilidade da atividade para o produtor florestal e a economia do sector como um todo.
A plataforma foi pensada para servir as empresas, os particulares e os agentes do sector florestal como ferramenta de apoio à melhor gestão florestal, simplificando e dando suporte técnico às atividades de planeamento e implementação das práticas silvícolas, de acordo com as características de cada povoamento de eucalipto em Portugal e as melhores práticas disponíveis.
Um estudo de mercado realizado pela CELPA (2016), concluiu que cerca de 96% dos atores da fileira (organizações de proprietários florestais e empresas prestadoras de serviços na área florestal) sentem a necessidade de usar um serviço web de apoio à sua atividade florestal. Tendo em conta este facto, estima-se que a plataforma online e-globulus possa vir a auxiliar na gestão silvícola de, pelo menos, 25% da área plantada com eucalipto (200 mil hectares) em Portugal.
Resultados esperados
Considerando a diversa e importante informação que a plataforma dispõe, e a gestão de recursos que permite, são consideráveis os benefícios que podem resultar da sua utilização:
-
Melhoria ambiental dos ecossistemas de produção florestal, uma vez que uma gestão florestal adequada e sustentável contribui também para a melhoria e conservação das restantes funções ecológicas do ecossistema, tais como a mitigação do efeito de estufa (por sequestro de carbono), a proteção do solo contra fenómenos erosivos, a manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos;
-
O aumento de produtividade da floresta de eucalipto e rentabilidade das empresas proprietárias ou gestoras de plantações de eucalipto;
Sintetizando, a mais-valia do projeto e-globulus é a possibilidade de transferir, de uma forma gratuita e não discriminatória, o conhecimento de mais de 20 anos do RAIZ em investigação e desenvolvimento em silvicultura do eucalipto, validado em áreas de plantações florestais certificadas pelo FSC e PEFC.
Simultaneamente a um ganho económico, há um ganho ambiental com a adoção de uma gestão silvícola responsável e que atenda a sustentabilidade do ecossistema.
O RAIZ
RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, fundado em 1996, é um centro privado, sem fins lucrativos, de investigação florestal e tecnológica. Desenvolve as suas atividades visando a produção e transformação de conhecimento em produtos, tecnologia e serviços nos domínios da floresta, pasta, papel e biorrefinarias de base florestal.
O RAIZ desenvolve a sua atividade há mais de 20 anos detendo um know-how alargado em eucalipto. Reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia – , o RAIZ é financiado maioritariamente pela The Navigator Company, por outras entidades privadas e por fundos públicos, nacionais e europeus.
Faz parte da missão da área de I&D e Consultoria Florestal do RAIZ gerar conhecimentos e desenvolver tecnologias de produção florestal que privilegiam o uso racional dos recursos naturais, a valorização dos serviços ecossistémicos e a preservação do ambiente. Estes aspetos são considerados de forma transversal nos projetos de I&D florestal em melhoramento genético, biotecnologia, solos e nutrição de plantas, gestão integrada de pragas e doenças, ecofisiologia, biometria entre outros.
Testemunho de Nuno Borralho, Diretor de Investigação e Consultoria Florestal do RAIZ
'O apoio do Compete 2020 foi fundamental para se ter uma maior amplitude nas funcionalidades da plataforma. Em especial, permitiu termos ambição para poder envolver empresas nacionais muito qualificadas, especialistas em programação e webdesign, que com o RAIZ, conseguiram encontrar soluções eficazes numa arquitetura muito exigente. O desafio de, por um lado, ter uma interface simples para o utilizador mas que por outro pudesse ter acesso a um conjunto vasto de informação geográfica, e de algoritmos de tomada de decisão complexos e dinâmicos, de maneira a chegar às melhores prescrições técnicas para cada situação, foi por isso alcançado, graças a este apoio. Por outro lado o apoio do Compete foi fundamental também para as ações de divulgação da plataforma que foram levadas a cabo em certames fileira florestal realizados um pouco por toda a região Centro durante o ano de 2019 (pré-pandemia), e que permitiu dar os primeiros grandes passos para a divulgação da plataforma junto dos públicos-alvo. |
Nuno Borralho e a equipa do RAIZ envolvida no e-globulus |
Colocar o conhecimento produzido dentro de casa ao serviço da comunidade era já um sonho antigo do RAIZ, que foi possível operacionalizar graças à abertura deste concurso do SIAC do Compete/ Portugal 2020 dedicado à transferência de conhecimento das ENESI (Entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional). O conhecimento deve servir a sociedade mas tem que chegar até ela para poder ter o impacto necessário. Atualmente as Tecnologias de informação permitem-nos chegar rápida e eficazmente a um público muito alargado, e com conteúdos dinâmicos e visualmente apelativos. Foi uma oportunidade que o RAIZ não podia deixar de aproveitar para disseminar o seu conhecimento de 25 anos sobre a floresta e tentar capitalizá-lo da melhor forma possível colocando-o ao serviço da sociedade civil'. |
Apoio
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico – o e-globulus envolveu um investimento elegível de 539 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 435 mil euros.