FuEL - Future Entrepreneurs' League

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o IPN – Instituto Pedro Nunes, e o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicas, Funcionais e Inteligentes, unem-se na criação de um programa de empreendedorismo que promete levar vários projetos para o próximo nível. O projeto FuEL - Future Entrepreneur’s League desenvolveu a plataforma FuEL ROOM que incentiva o empreendedorismo em atividades do conhecimento, tecnologia e indústrias criativas, concedendo acesso a uma vasta rede de entidades do ecossistema de empreendedorismo nacional e internacional.

 

Enquadramento

O empreendedorismo nas áreas do conhecimento e da tecnologia associado a áreas intensivas em conhecimento apresenta uma evolução muito positiva, porém insuficiente face à média europeia.

Perante a realidade apresentada em Portugal no contexto do empreendedorismo nas indústrias culturais e criativas, bem como no empreendedorismo do conhecimento e tecnológico, o INL, o CeNTI e o IPN pretenderam cooperar no desenvolvimento do projeto FuEL - Future Entrepreneurs’ League, através da realização de um conjunto de ações que visam estimular os empreendedores e artistas na geração de ideias de negócio, bem como apoiar as ideias com potencial de aceleração para criação de empresas sustentáveis e geradoras de riqueza.

A abordagem do projeto assentou assim em eixos principais:

- Plataforma para empreendedores, artistas das indústrias culturais e criativas, mentores, business experts e investidores, para a comunicação, interação e armazenamento de informação para o projeto;

- Materialização de ideias de negócio com valor reconhecido em provas de conceito;

- Capacitação dos empreendedores para o fomento dos projetos empresariais.

O projeto FuEL serviu assim para estimular a geração de novas ideias de negócio nas áreas do empreendedorismo qualificado e criativo, promovendo o desenvolvimento das ideias, a validação experimental e a aceleração das mesmas junto do ecossistema de empreendedorismo nacional e internacional.

O programa FuEL foi concebido para dar resposta às muitas soluções tecnológicas inovadoras que não chegam a sair do laboratório e a entrar no mercado devido às dificuldades que os empreendedores encontram quando procuram um suporte estável que os apoie na consolidação de ideias, na modelação do seu negócio, na busca de soluções de financiamento ou no acesso a recursos e redes nacionais e internacionais que os orientem na estruturação do negócio.

Neste contexto o Programa FuEL nasceu com o objetivo estratégico central de captar e capacitar empreendedores e startups altamente disruptivos com soluções inovadoras de base tecnológica e no domínio das industrias culturais e criativas orientadas para:

> o mercado global,

> potenciar as competências de cada empreendedor,

> promover ligações entre os empreendedores e uma rede multidisciplinar de mentores, business experts e investidores e,

> contribuir para o desenvolvimento e aumento de competitividade do tecido empresarial desenvolvendo atividades em setores emergentes e fundar um mecanismo capaz de alimentar as redes de inovação existentes.

O programa foi dotado da agilidade necessária para atuar em duas fases específicas do processo de inovação: na fase inicial de "prova de conceito", na qual os empreendedores traduzem uma ideia inovadora num produto ou processo, e na fase posterior, entre protótipos avançados e a produção comercial.

O objetivo nuclear do programa FuEL é priorizar ideias inovadoras em diferentes fases do processo de inovação encurtando o tempo entre a ideia e o investimento e entre o investimento e o impacto.

Assim, pretendeu-se desenvolver uma plataforma, a FuEL ROOM que está acessível on-line e funciona como um marketplace para os empreendedores, facilitando  o acesso e a consulta aos meios disponibilizados, designadamente financiamento, espaços de incubação, salas de conferência, sala limpa e outras instalações e equipamentos especializados, serviços de apoio e expertise.

 

FuEL ROOM

A plataforma FuEL ROOM promove, apoia, acompanha e ajuda a implementar projetos empresariais nas áreas do conhecimento/tecnologias e das indústrias criativas. As ideias recebidas combinavam criatividade, empreendedorismo e inovação, e demonstravam viabilidade económica e financeira, bem como a criação de novos postos de trabalho qualificados. A plataforma FuEL ROOM pretendeu assim contribuir para o aumento do número de patentes, direitos de autor, propriedade industrial e marcas, com impacto na afirmação na Marca Portugal no mercado global.

Em https://room.fuelyourambition.eu/ está representado e mapeado o ecossistema de empreendedorismo em Portugal.

A plataforma é um motor de busca que permite encontrar Programas de Aceleração, Incubadoras, Start-ups, Programas de Financiamento, etc. através de um simples filtro (O quê, Onde).

Atualmente a plataforma conta com mais de 100 entidades registradas (incubadoras, start-ups, etc..) sendo objetivo ultrapassar este valor.  

 

Resultados

Até ao momento foram apoiados 8 projetos, um desses projetos, o  Mag2Clean, esteve em destaque no programa da SIC Notícias The Next Big Idea: https://www.youtube.com/watch?v=YXOK0BLEcCM

 

A proposta da Mag2Clean é também de aplicação industrial - diretamente do laboratório para uma das industrias com mais tradição em Portugal, nomeadamente no norte do país. “O nosso projeto começou com a tese de mestrado do Ricardo [um dos três elementos da equipa]. Estamos a desenvolver nanopartículas capazes de deteriorar os corantes usados na tinturarias têxteis que são muito poluentes”, relata Carlos Magalhães, um dos promotores.

A tecnologia que estão a desenvolver propõe um novo método que passa por adicionar partículas, uma espécie de pó, num tanque. “E, com o auxílio de uma fonte de luz visível, essas mesmas partículas vão agarrar o corante e com ação da luz degradá-lo. Depois com um campo magnético ou íman a ideia é recuperá-las para as poder reutilizar”, explica Carlos.

Se o processo provar a sua eficácia, terá um duplo contributo: ajuda o ambiente porque o tratamento é mais eficaz nas tinturarias têxteis e a água que é tratada pode ser usada noutros processos industriais, conseguindo reduzir o consumo nestas indústrias. Que é especialmente elevado: “por exemplo, as pessoas não têm noção que um par de calças de ganga são precisos 3000 litros de águas e assim é possível salvar uma grande parte”.

Para já, os promotores da Mag2Clean estão entusiasmados com os resultados que tem conseguido alcançar com o apoio tecnológico do INL e do CENTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes) que lhes abriram as portas para fazer testes e ensaios que até então não tinham conseguido. “O nosso objetivo é padronizar a tecnologia e conseguir escala e preço comportável para as empresas”.

O “The Next Big Idea” é um projeto de informação que se propõe dar a conhecer novas ideias e os seus protagonistas. Conta histórias de novas ideias de negócio, de inovação tecnológica, científica, social e de novas tendências na forma de pensar, trabalhar e viver. É este o trabalho que chega aos ecrãs da SIC Notícias e da SIC Internacional

 

Apoio

O projeto FuEL, liderado pelo INL em consórcio com o CeNTI e IPN contou com o apoio do Compete 2020 no âmbito do SIAC envolvendo um investimento elegível de 374 mil euros o que representou um Incentivo FEDER de 318 mil euros.

 

Fonte: The Next Big Idea

30/04/2019 , Por Célia Pinto