PLATICEMAR explora novas oportunidades para a Economia do Mar

 
1. Síntese
 
Liderado pela Inova-Ria, o projeto PLATICEMAR conta com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e SINES TECNOPOPLO, sendo cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial.
 
Tendo como principal objetivo fomentar o empreendedorismo na Economia do Mar, o PLATICEMAR encontra-se estruturado em três momentos. Numa primeira fase, através de atividades regionais de mobilização de stakeholders, foram identificadas e dadas a conhecer oportunidades de negócio sobre a aplicabilidade das TICE à Economia do Mar. De seguida, o projeto lançou um concurso de ideias de negócio resultante das oportunidades identificadas. Foram apresentadas 35 candidaturas, provenientes de todo o território nacional, abrangendo diversas áreas ligadas ao médio-alto conhecimento e tecnologia.
 
O júri do concurso de ideias de negócio irá agora prosseguir com avaliação das candidaturas submetidas, selecionando as 25 melhores propostas. As ideias selecionadas integrarão um programa de mentoria e aceleração, que lançará as bases para a criação de startups tecnológicas ligadas à Economia do Mar. 
 
 
“Acreditamos que o projeto PLATICEMAR tem contribuído positivamente para o posicionamento do setor TICE, enquanto setor transversal às restantes áreas de atividade, fomentando o empreendedorismo e a inovação e explorando as oportunidades e desafios num setor tradicional como a Economia do Mar”, explica Paulo Marques, Gestor Executivo da Inova-Ria, acrescentando: “os contributos recolhidos através das várias atividades realizadas no âmbito do projeto permitem aos players e stakeholders destes setores a definição de estratégias e decisões mais conscientes para operarem nos mercados nacionais e internacionais”.
 
O responsável destaca ainda o apoio fulcral da equipa do COMPETE 2020 e do IAPMEI, desde a submissão e aprovação da candidatura até ao seu acompanhamento, ao cofinanciar e compreender a importância das ações acima descritas, potenciando o empreendedorismo, a inovação e o surgimento de novas oportunidades para o desenvolvimento da Economia do Mar.

 

 
Recorde-se que o PLATICEMAR, iniciado em setembro de 2017 e com a duração de 24 meses, decorrerá nas NUTS II: Norte, Centro e Alentejo, tendo por base o incremento da cooperação e inovação no setor, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos, tornando-os operacionalmente mais eficientes e aumentando a sua sustentabilidade, e alicerçando-se nas metas da Estratégia Nacional para o Mar e das estratégias regionais/nacional de especialização inteligente/RIS3 e da Iniciativa SmartCoast.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto PLATICEMAR – Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, envolvendo um investimento elegível de 704 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 598 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 

21/11/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia