Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal - Visit Portugal !
Enquadramento
A Era tecnológica dos dias de hoje, obriga a uma mudança de paradigma quanto à atuação em todos os setores de atividades económicas sem exceção, tudo graças à utilização da internet e respetivos serviços que esta coloca ao dispor dos utilizadores, através de um qualquer equipamento ou dispositivo móvel, cada vez mais interativo e versátil.
Ora, o turismo apresenta um número elevadíssimo de utilizadores ávidos no consumo de informação, na utilização de software diverso, na produção de conteúdos multimédia e na divulgação em redes sociais e afins.
É este o modelo de comunicação por excelência - via web, que funciona como amplificador do conceito de reputação de ideias, produtos e empresas, numa constante evolução onde o “cliente” ganha protagonismo e poder negocial para: escolher, comparar e comprar nas condições mais favoráveis e ainda a capacidade de partilhar opiniões e experiências, criando um novo modelo de confiança, recomendação e compra.
Assistimos assim, ao aumento da competitividade entre destinos e empresas com ofertas à medida na web, ao crescimento dos dispositivos móveis no planeamento e comercialização das viagens, ao aumento e proliferação de plataformas e motores de pesquisa, e à procura de experiências pelo consumidor, que induz os grandes operadores turísticos a reforçar a sua capacidade para distribuir essas experiências com elevado grau de satisfação.
Neste contexto, é necessário que os destinos turísticos e as suas empresas sejam mais competitivos. Portugal tem condições naturais e culturais (diversidade da oferta) e muitas outras vantagens (país seguro, boas acessibilidades, infraestruturas e equipamentos de qualidade, boa relação preço-qualidade), que o posicionam como um potencial player de referência.
Projeto
O projeto “Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal” pretende promover Portugal enquanto destino turístico e as marcas regionais. Uma iniciativa fundamental para a criação de uma imagem internacional atrativa e para o sucesso da estratégia comercial das empresas e dos agentes junto dos turistas, para o aumento da notoriedade e o conhecimento sobre o Destino Portugal.
O projeto vai, assim, ao encontro da necessidade sentida por todos os agentes turísticos, públicos e privados, oferecendo uma imagem unificada e integrada do Destino Portugal e as suas marcas regionais, suficientemente inovadora, capaz de fidelizar os turistas que já nos visitam, e angariar novos.
Nesta medida, os mercados prioritários de atuação dividem-se em 4 grupos distintos*:
Mercados estratégicos |
Mercados de aposta |
Mercados de crescimento |
Mercados de atuação seletiva |
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Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Brasil, Holanda, Irlanda e Escandinávia (inclui a Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia). São mercados com comportamentos históricos muito relevantes para Portugal, ao nível da quota de mercado e do seu ritmo de crescimento.
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EUA e China. São mercados de grande dimensão enquanto emissores de turistas, que representam um claro potencial de crescimento para Portugal, que têm demonstrado crescimento significativo e que deverão ser suportados com novas ligações aéreas.
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Itália, Bélgica, Suíça, Áustria, Rússia, Polónia e Canadá. São mercados que apresentam uma quota de mercado inferior a 3% e cuja localização, comportamento histórico ou conhecimento do mesmo indicam a possibilidade de impulso do crescimento.
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Japão, Austrália, Singapura, Coreia do Sul, Índia, Israel e países da Península Arábica. São mercados que pela sua distância e dimensão apresentam dificuldade em assumir massa crítica, mas que oferecem oportunidades, ou onde se perspetiva um elevado crescimento a longo prazo, por razões sociais, económicas ou demográficas, a que importa dar atenção. |
* Para além dos mercados referenciados é de salientar que poderão ser incluídos outros mercados que sejam considerados oportunos do ponto de vista estratégico ou tático de acordo com as circunstâncias que envolvam a atividade turística ao longo do período de execução do projeto.
O projeto "Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal" engloba duas atividades a desenvolver no âmbito da estratégia referida, enquadradas no domínio da promoção e comercialização do Destino Portugal, nomeadamente:
- "Campanha internacional de publicidade online" - ações de comunicação e marketing nos canais online, o que permite ao projeto ganhar escala global "à distância de um clique" e abranger o maior número possível de recetores da mensagem publicitária que se pretende promover.
- "Presença do Destino Portugal nos mercados internacionais" - desenvolvimento de ações que permitam "explorar o terreno", designadamente, através assessoria especializada nos mercados-alvo, asseguram o reforço da presença de Portugal enquanto destino turístico nos mercados internacionais.
O conjunto de atividades que se pretende realizar no âmbito deste projeto, engloba as sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores, de forma abrangente e integrada garantindo a coerência e eficácia do projeto em todo o território nacional.
Em conclusão, são esperados resultados com elevado impacto da implementação do projeto, com:
- A efetiva concretização ao nível do estímulo à notoriedade do Destino Portugal, promovido de forma integrada, resultando num efeito de alavanca no sistema turístico, transversal à economia portuguesa, potenciando e multiplicando efeitos de escala e ganhos de eficiência para a visão do Destino Portugal;
- O desafio no âmbito social, alinhando com diretiva “Europa num Mundo em Mudança - Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Ponderadas, nomeadamente:
- No âmbito das Sociedades Inclusivas - especificamente das regiões de incidência do projeto - Norte, Centro e Alentejo - contribui para o desenvolvimento rural e económico destes territórios, dado que a forte ligação da atividade turística ao território e aos respetivos recursos endógenos promove a coesão territorial e tem grande impacto nas atividades económicas;
- No âmbito das Sociedades Inovadoras - a estratégia de promoção baseia a sua campanha exclusivamente nos meios online e em conteúdos relevantes para o turista, alinhada com as tendências inovadoras de interação com o turista.
- No âmbito das Sociedades Reflexivas - os conteúdos produzidos para a campanha, as atividades dirigidas aos media e ao trade internacionais baseiam-se na história e na diversidade cultural do Destino Portugal, estimulando os turistas a conhecer a identidade do país e a fruírem do seu património.
- A ligação estratégica ao "Turismo 2020: Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal 2014-2020" que estabelece os objetivos e as prioridades de investimento para o Turismo do País e das Regiões, com cinco eixos estratégicos:
- Atrair: Qualificação e valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos.
- Competir: Reforço da competitividade e internacionalização das empresas do turismo.
- Capacitar: Capacitação, formação e I&D+I em Turismo.
- Comunicar: promoção e comercialização da oferta turística do país e das regiões.
- Cooperar: Reforço da cooperação internacional.
Apoio
O projeto "Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal" tem como promotor o TURISMO DE PORTUGAL I.P. e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização, envolvendo um Investimento elegível de 14,7 milhões de euros, que resultou num Incentivo FEDER de 12,4 milhões de euros.
Artigos relacionados
Ficha de projeto AQUI
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