PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS 2018 - 2ND EDITION
Enquadramento
O projeto surge da necessidade e pertinência de dar continuidade ao Projeto PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS, através de um conjunto de ações complementares que consolidam a experiência de internacionalização das empresas participantes.
As PME dos setores de Gastronomia, Vinhos e Turismo de Portugal, apesar de apresentarem produtos e serviços de grande qualidade, enfrentam três principais dificuldades ao nível da sua expansão e incremento das exportações nos mercados externos:
1. Assegurar uma aproximação ativa a uma rede de distribuidores ou importadores idónea, empenhada e com a dimensão adequada à estratégia de internacionalização da PME portuguesa;
2. Promover a participação em feiras que privilegiem produtos regionais, oriundos de países com grandes tradições gastronómicas e vínicas, ou seja, feiras que valorizem pequenos produtores de vinho (castas autóctones e terroirs qualificados), ou produtos regionais de elevado capital simbólico feito de forma artesanal, orgânica ou biológica;
3. Conseguir diversificar os seus mercados - encontrar feiras alternativas que permitam novas relações comerciais.
O Projeto
Neste contexto, torna-se imperativo alargar às micro e PME a possibilidade de exportar, devendo a sua internacionalização ser feita de forma diferenciada da das empresas maiores e com maior poder económico e financeiro. Devido à dimensão das empresas participantes no neste projeto (PME), torna-se imprescindível o aumento do apoio por parte da AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade na preparação destas empresas.
Assim sendo, no âmbito do Projeto encontram-se expostas as 3 estratégias de Internacionalização das empresas participantes:
1. Feiras de Nicho, ajustadas à dimensão das PME aderentes: Feiras que promovam a globalização colaborativa e o comércio justo. Por norma, esta tipologia de Certames privilegia pequenos produtores e produtos de maior valor acrescentado, com património, história, tradição e cultura.
A presença nos Certames internacionais permitirá chegar a um grande número de agentes económicos. Estes players potenciarão uma imagem valorizada de Portugal, mais especificamente dos produtos de qualidade que produz, bem como a sua beleza enquanto destino turístico. Deste modo, irá fomentar o aumento da competitividade e rentabilidade das empresas portuguesas do setor gastronómico, vinícola e turístico, bem como incrementar o nível de exportações portuguesas em categorias especiais, reforçando ainda a capacidade competitiva e de progressão na cadeia de valor de Portugal, assim como a atração de um portfólio de turistas internacionais para o País. Realça-se a inclusão de 1 stand coletivo na Feira MIF, em Macau, o qual difere ligeiramente do tradicional espaço de mostra de produtos nas feiras internacionais e visa, ao invés, a construção de um espaço onde se poderá fazer degustações, showcooking, provas de vinho, entre outras atividades dinâmicas e de envolvimento experiencial com potenciais importadores/opinion makers/jornalistas internacionais, criando assim uma sensação de afetividade e de alinhamento com os seus desejos/necessidades.
2. Eventos Paralelos: Esta estratégia tem como máxima potenciar a promoção da oferta portuguesa, enaltecendo em mercados internacionais o valor de Portugal enquanto produtor e fornecedor de grande qualidade em diversos setores de atividade. Assim, esta estratégia visa potenciar e aproveitar da melhor forma as sinergias geradas pelos diferentes projetos promovidos pela oferta portuguesa. Assim, para que o Projeto alcance o seu máximo potencial em resultados é necessário que atinja e envolva um público o mais alargado possível. Nesse sentido, encontra-se prevista a organização de uma iniciativa inovadora no mercado colombiano, paralelamente a uma grande feira internacional da indústria da moda/têxtil “ColombiaModa”, onde participará a ASM - Associação Selectiva Moda, com a participação das empresas aderentes, das entidades parceiras do Projeto e do maior público possível.
3. Missões inversas: A realização de uma missão inversa como uma das estratégias de internacionalização das PME reveste-se de grande pertinência para a sua promoção em ambiente internacional. As Missões Inversas consistem em trazer a Portugal agentes económicos de mercados externos, a fim de lhes mostrar o que de melhor se faz no país. Esta estratégia tem como objetivo final influenciar padrões de consumo, com a finalidade de aumentar o nível de exportações das empresas participantes no Projeto. Esta ação tem como intuito convidar agentes económicos internacionais dos mercados-alvo delineados no âmbito do projeto: Brasil, Colômbia, Espanha, EUA, Itália, Macau e Suécia, e desenvolver-se-á em dois marcos importantes: (1) organização de uma mostra de produtos das PME participantes no projeto e (2) realização de visitas às empresas para que os players internacionais convidados conheçam a realidade setorial nacional mais de perto, mostrando-lhes para tanto, o processo de produção, os pilares pelos quais as empresas se guiam, as vinhas, a beleza das regiões onde se situam, entre outros.
Testemunho do Presidente da Direção da AGAVI
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“Este é um projeto de continuidade que fazia falta a Portugal e, em especial, aos pequenos e médios produtores e distribuidores de produtos gourmet de grande qualidade e de vinhos capazes de competir nos mercados mundiais. Aproveitar a crescente qualificação do nosso território, o capital simbólico que detemos como o mais antigo Pais europeu, o Mar português que nos devolve a grandeza e a centralidade de outrora, a nossa irrepetível dieta mediterrânea de representação oceânica, a nossa incrível biodiversidade, o grande receituário português feito de saberes quase milenares, justificam que façamos uma nova diáspora onde voltemos a abrir as “Rotas” daquilo que melhor temos e fazemos. A repercussão cultural e económica que , por exemplo, no Agro-alimentar, nos Vinhos, no Turismo, novo caminho nos trará será tremendamente compensadora. Uma homenagem muito especial ao esforço das empresas que connosco têm dobrado todos os “Cabos Bojadores”, todos os “Cabos das Tormentas” e transformado, como no passado a adversidade na “Boa Esperança” de poder voltar a afirmar Portugal no Mundo. Uma palavra final de muito apreço e reconhecimento a todas as entidades públicas e, em especial ao AICEP, que mercado a mercado tem sido um verdadeiro timoneiro, um indispensável Parceiro de Viagem!
António de Souza-Cardoso” |
Apoio
O projeto promovido pela AGAVI - Associação para a Promoção da Gastronomia e Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito da medida Qualificação e Internacionalização de PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização), envolvendo um Investimento elegível de 905 mil euros o que resultou num Incentivo de 482 mil euros.