Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos
O Projeto
Promovido pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), o projeto visa a promoção da Pera Rocha nos mercados externos, tendo como objetivos estratégicos promover a visibilidade internacional deste fruto e aumentar as exportações.
O projeto será concretizado através de um eixo de comunicação atual e competitivo, que aproxime o produto à sua origem – Portugal -, diferenciando-o e evidenciando as suas características únicas. Procura-se, assim, desenvolver ações de promoção coletivas, que reforcem a capacitação da atividade económica da fileira (produção, transformação e comercialização), assentes numa estratégia de internacionalização que intensifique a capacidade competitiva e a progressão na cadeia de valor. O projeto envolve:
- Criação e implementação de uma estratégia global de promoção focada na unicidade e especificidade da Pera Rocha e da sua origem, Portugal;
- Reforço da identidade territorial através do aumento do reconhecimento internacional coletivo sobre a Pera Rocha de Portugal – divulgada como um produto de qualidade, associado a uma alimentação saudável e prazerosa. Com este reconhecimento é expectável uma progressão na respetiva cadeia de valor;
- Potenciação, ainda que indiretamente, do sucesso de internacionalização das empresas produtoras de Pera Rocha;
- Aumento do conhecimento sobre os mercados-alvo identificados como estratégicos, nomeadamente a Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha. (Identificação de dados setoriais de enquadramento da oferta vs. procura; hábitos de consumo; poder de compra; identificação de operadores de mercados estratégicos para o desenvolvimento de abordagens globais; entre outros que melhor permitam a eficácia das ações previstas);
- Aumento das iniciativas coletivas e sinérgicas, quer através de parcerias internacionais, quer através de parcerias nacionais que contribuam para a causa da internacionalização.
Pretende-se, assim, desenvolver e implementar um plano de internacionalização que reforce perceções valorativas da Pera Rocha junto dos consumidores finais, dinamizando ações impactantes e interligadas, que contribuam para uma maior sustentabilidade do próprio plano - não dispersando, assim, por múltiplas ações e mercados, procurando antes, a consolidação e a convergência.
Ações
O plano de internacionalização a que a ANP se propõe materializa-se nas seguintes atividades:
- Aquisição de conteúdos e informação especializada sobre os mercados-alvo (Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha);
- Criação, registo e lançamento da marca Rocha do Oeste, de natureza global e coletiva;
- Otimização e dinamização do site www.perarocha.pt/, com interligação direta aos sites das empresas associadas da ANP e das redes sociais associadas à Pera Rocha e internacionalização por via do marketing digital e das TICE;
- Desenvolvimento de materiais promocionais de suporte às diversas ações;
- Promoção e divulgação das atividades e resultados em meios especializados de projeção internacional, recorrendo à contratação de empresas de assessoria de imprensa e de comunicação nos diferentes mercados-alvo;
- Desenvolvimento de ações de promoção “fora da caixa”, envolvendo como público-alvo consumidores dos mercados estratégicos identificados, em parceria com diversas entidades, como por exemplo a TAP, através de ações de promoção no catering nos seus voos ou em ações de degustação no aeroporto, etc.;
- Criação de um happening anual, em plena campanha, que inclua press tour (bloggers especializados) e gastronomic tour (chefs de referência e críticos gastronómicos);
- Participação na Semana Verde, em Berlim, na Alemanha, permitindo uma ação de promoção e degustação junto do consumidor final;
Semana Verde | Joana Pereira e Domingos dos Santos
- Desenvolvimento de uma ação de prospeção muito específica ao mercado Espanhol, dada a sua densidade populacional, a proximidade geográfica e similaridade linguística;
- Publicitação dos resultados do projeto de Promoção da Pera Rocha em Mercados Externos.
|
Apoio COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 431 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 366 mil euros.