TexBoost - Less Commodities more Specialities

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda engloba diversas iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, envolvendo empresas da fileira Têxtil e Vestuário mas também de outros sectores da economia complementares.

 

1. Síntese

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o TexBoost - Less Commodities more Specialities é um projeto estruturante do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda que tem o objetivo de englobar um conjunto de iniciativas de I&D de forte carácter coletivo e elevado efeito indutor e demonstrador, com o envolvimento central de empresas da fileira Têxtil e Vestuário, mas também de outros sectores da economia complementares.

O consórcio de desenvolvimento do TexBoost, liderado pela empresa Riopele e sob a coordenação técnica do CITEVE, envolve um total de 43 entidades, sendo que 23 são empresas industriais de toda a fileira têxtil e 15 são ENESII (entidades não empresariais do sistema de I&I).

O TexBoost está organizado em 6 PPS - Produtos, Processos e Serviços construídos a partir de 50 atividades, das quais resultarão 17 novas soluções inovadoras em diferentes áreas.

Eis os 6 PPS (Produtos, Processos e Serviços) do projeto:

> PPS 1 - Digitização e desmaterialização de protótipos de tecidos e de vestuário: Soluções aplicadas à desmaterialização têxtil (amostras têxteis, modelação e prototipagem de vestuário técnico) pelo recurso às tecnologias e ferramentas de informação.

> PPS 2 - Novos materiais e utilização avançada de fibras naturais: Desenvolvimento de novos materiais de elevada performance para aplicação em produtos nas áreas de desporto, proteção e tecno moda.

> PPS 3 - Novas estruturas técnicas e inteligentes: Desenvolvimento de estruturas complexas para aplicação no setor automóvel e vestuário de proteção.

> PPS 4 - iETextiles: Soluções inteligentes para sensorização e monitorização na área do desporto, mobilidade e têxteis-lar.

> PPS 5 - Sustentabilidade e economia circular: Desenvolvimento de materiais e soluções através da valorização de resíduos e subprodutos de outras indústrias (calçado, automóvel, cortiça, floresta e industria lacticínia) em novas e inovadoras soluções têxteis.

> PPS 6 - Gestão, Divulgação e Exploração dos Resultados do Projeto.

Iniciado em 1 de julho de 2017 e com data prevista de fim a 30 de junho de 2020, o projeto tem as seguintes atividades principais:

>>> criar uma nova geração de soluções têxteis, em que o seu grau de inovação é radical face aos produtos existentes, incluindo a geração de novos conhecimentos científicos;

>>> desenvolver produtos e processos altamente inovadores, com recurso a tecnologias emergentes e de ponta que irão permitir novas experiências aos consumidores e às empresas participantes em cada PPS;

>>> facilitar o acesso pelas empresas envolvidas a novos mercados / áreas de negócio ou o reforço dos atuais mercados / áreas de negócio, tanto a nível nacional como internacional.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto TexBoost - Less Commodities more Specialities é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente mobilizador, envolvendo um investimento elegível de 9,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 6,3 milhões de euros.

 

3. Links 

Projeto TexBoost - Less Commodities more Specialities

Website 

Facebook 

Riopele 

Website 

Twitter 

Facebook 

Youtube 

CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal

Website 

05/12/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia