MGarlic: Mendes Gonçalves aposta na investigação e inovação num único produto hortícola, o alho
O aumento significativo da preocupação com a saúde e bem-estar, o interesse em produtos mais naturais ligados à saúde levou a que a empresa necessitasse de explorar o alho, assumindo a ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais.
1. Síntese
Se é impossível, é para nós. É este o lema da Mendes Gonçalves. A empresa nasceu a inovar e faz disso a sua bandeira. Mas a verdade é que o programa COMPETE 2020 tem sido fundamental para o êxito desta atitude face ao mercado.
Outro ponto de honra da Mendes Gonçalves é a defesa e promoção da economia local, e por isso faz todos os possíveis para alimentar as suas necessidades numa lógica de quilómetro zero. Quanto mais próximo da Golegã, melhor.
Já no perspectiva de mercado, a Mendes Gonçalves está atenta aos movimentos dos hábitos de consumo e respectivas preocupações / necessidades dos consumidores, que procuram produtos mais saudáveis e naturais, que promovam o seu bem-estar.
Posto isto, o projeto MGarlic foi a resposta da empresa a esta necessidade: investigação, desenvolvimento e procura de inovação focado num único produto hortícola, o alho*.
Este projeto permitiu monitorizar o alho desde a sementeira até à colheita, avaliar os seus compostos bioativos, os processos necessários à sua transformação industrial com o objetivo de desenvolver produtos inovadores de valor acrescentado com sabor característico do alho fresco durante todo o shelf-life; e emulsões baseados em alho.
Além do desenvolvimento local, teremos um controlo total da nossa matéria-prima e uma garantia de controlo de todos os processos desde o campo ao consumidor.
Neste momento o projeto encontra-se ainda a decorrer, estando na fase de desenvolvimento de novos produtos / validação de novos produtos, para lançamento posterior no mercado.
Ao validar o processo industrial de produção, atinge-se o objetivo final, que é a obtenção de novos produtos inovadores, de valor acrescentado que potenciem a região internacionalmente. Até ao momento, este projeto já permitiu à empresa estabelecer ligação com a economia local, com a produção agrícola e a criação de valor acrescentado em produtos nacionais. Desta maneira, a Mendes Gonçalves espera manter esta aposta no futuro, com novas parcerias com Universidades e outros parceiros do sistema empresarial, ao abrigo dos apoios proporcionados pelo COMPETE 2020.
* Porquê o Alho?
Os compostos bioactivos nos alimentos, como é o caso dos fitoquímicos presentes no alho, podem ser incorporados na alimentação através do consumo dos próprios alimentos frescos ou utilizados ao longo da produção de outros produtos. Porém, o alho sofre alterações que envolvem mecanismos físico-químicos muito complexos (por exemplo, a descoloração verde do alho) e alguns desses mecanismos diminuem o sabor das suas preparações e, consequentemente, o seu valor económico, sendo por isso fundamental o seu estudo.
Dentro dos compostos bioativos, destaca-se a alicina que tem propriedades antibacterianas e é responsável pelo odor pungente do alho, e ainda propriedades emulsionantes e espumantes, e a saponina que, segundo estudos anteriores, limita a absorção do colesterol.
2. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação & Desenvolvimento Tecnológico, o projeto “MGarlic: Da sementeira ao consumidor: integração, valorização e eficiência da produção de alho e produtos de alho de origem nacional” envolveu um investimento elegível de 310 mil euros e um incentivo FEDER de 142 mil euros.
3. Links
Links Relacionados
Website Mendes Gonçalves, S.A.