NTW-DAS: Sistema de Eficiência Energética aplicado ao Material Circulante Ferroviário
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NTW-DAS consiste na investigação e desenvolvimento de uma solução inovadora de gestão integrada e universal da rede de transportes de Material Circulante Ferroviário, incluindo sistemas universais de monitorização do estado energético do Material Circulante, bem como o sistema de apoio à condução.
Projeto NTW-DAS: Sistema de Eficiência Energética aplicado ao Material Circulante Ferroviário
1. Enquadramento
Atualmente o setor ferroviário apresenta índices de consumo de energia (na realização de serviços comerciais em operação e até mesmo em parqueamento) que podem ser objeto de melhoria. No que diz respeito ao nível do consumo global de energia da rede de transportes e da estratégia de condução adotada pelo maquinista - agente de condução, que atualmente possui essencialmente informação do serviço comercial que está a efetuar, pelo que não possui ferramentas que permitam uma otimização global da rede de transportes em que está inserido.
2. Âmbito
O NTW-DAS é um projeto que visa a investigação e desenvolvimento de um novo sistema de gestão integrada e universal da rede de transporte de material circulante ferroviário incluindo sistemas universais de monitorização do ?estado energético? do Material Circulante, bem como o sistema de apoio à condução, permitindo poupanças de energia significativas e redução de custos de aquisição e manutenção substanciais para o operador de transporte ferroviário.
O principal objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma solução de apoio à condução a ser utilizada por cada maquinista e que permita a otimização global da rede de transportes ferroviária, ao sugerir a cada maquinista um perfil de condução adequado à situação atual da rede de forma a evitar possíveis conflitos (originando paragens não programadas) com as indicações sugeridas aos maquinistas das restantes unidades de Material Circulante em operação.
Com este projeto, espera-se assim criar melhores condições de eficiência energética, num dos setores estratégicos para o desenvolvimento do sistema de transportes em Portugal, o setor ferroviário.
3. Estratégia Nacional de I&I para uma Especialização Inteligente
Por último, importa também salientar que este projeto endereça quatro dos cinco objetivos estruturantes da Estratégia Nacional de I&I para uma Especialização Inteligente: 1) A promoção do potencial da base de conhecimentos científicos e tecnológicos; 2) Cooperação entre as instituições de I&D públicas e privadas e a promoção da transferência e circulação do Conhecimento; 3) A aposta em bens e serviços transacionáveis e com valor acrescentado, bem como a internacionalização das empresas e a diversificação de mercados; 4) O fomento do empreendedorismo, promovendo a criação do emprego e a qualificação de recursos humanos.
4. Resultados esperados
Este projeto, ao promover a I&D e Inovação que será incorporada no sistema de transportes ferroviário, está a alargar a competitividade do país nesta área, capacitando a Nomad Tech, e demais parceiros envolvidos no projeto, com novas competências que contribuirão indubitavelmente para estimular a rede ferroviária e projetar Portugal como um país que aposta em I&D e inovação no âmbito dos transportes. Recorrendo a conhecimentos e tecnologias de ponta para a investigação e desenvolvimento de uma solução que traz claros benefícios em termos de energéticos e de eficiência, o projeto NTW-DAS estará a contribuir para o aumento da competitividade do setor ferroviário, bem como para a promoção de sistemas de transportes inteligentes e logística, tal como preconizado na ENEI.
De forma a atingir e validar os resultados esperados a Nomad Tech reuniu um conjunto de etapas desde o Desenvolvimento do módulo autónomo de aquisição de perfil da via, o Desenvolvimento da solução de apoio à condução à Implementação de subsistemas para o protótipo e sua validação experimental e posteriores Testes e Ensaios em ambiente real.
5. Apoio do COMPETE 2020
O projeto NTW-DAS contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 522 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 305 mil euros.
Em declarações ao COMPETE 2020, Augusto Costa Franco, Diretor geral da Nomad Tech destacou que
|
6. Links
NOMAD TECH, LDA
Conheça outro projeto da Nomad Tech no artigo "ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária"
19/03/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia