NTW-DAS: Sistema de Eficiência Energética aplicado ao Material Circulante Ferroviário

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NTW-DAS consiste na investigação e desenvolvimento de uma solução inovadora de gestão integrada e universal da rede de transportes de Material Circulante Ferroviário, incluindo sistemas universais de monitorização do estado energético do Material Circulante, bem como o sistema de apoio à condução.
 
Projeto NTW-DAS: Sistema de Eficiência Energética aplicado ao Material Circulante Ferroviário
 
1. Enquadramento
 
Atualmente o setor ferroviário apresenta índices de consumo de energia (na realização de serviços comerciais em operação e até mesmo em parqueamento) que podem ser objeto de melhoria. No que diz respeito ao nível do consumo global de energia da rede de transportes e da estratégia de condução adotada pelo maquinista - agente de condução, que atualmente possui essencialmente informação do serviço comercial que está a efetuar, pelo que não possui ferramentas que permitam uma otimização global da rede de transportes em que está inserido. 
 
2. Âmbito
 
O NTW-DAS é um projeto que visa a investigação e desenvolvimento de um novo sistema de gestão integrada e universal da rede de transporte de material circulante ferroviário incluindo sistemas universais de monitorização do ?estado energético? do Material Circulante, bem como o sistema de apoio à condução, permitindo poupanças de energia significativas e redução de custos de aquisição e manutenção substanciais para o operador de transporte ferroviário. 
 
O principal objetivo deste projeto consiste no desenvolvimento de uma solução de apoio à condução a ser utilizada por cada maquinista e que permita a otimização global da rede de transportes ferroviária, ao sugerir a cada maquinista um perfil de condução adequado à situação atual da rede de forma a evitar possíveis conflitos (originando paragens não programadas) com as indicações sugeridas aos maquinistas das restantes unidades de Material Circulante em operação.
 
Com este projeto, espera-se assim criar melhores condições de eficiência energética, num dos setores estratégicos para o desenvolvimento do sistema de transportes em Portugal, o setor ferroviário. 
 
3. Estratégia Nacional de I&I para uma Especialização Inteligente
 
Por último, importa também salientar que este projeto endereça quatro dos cinco objetivos estruturantes da Estratégia Nacional de I&I para uma Especialização Inteligente: 1) A promoção do potencial da base de conhecimentos científicos e tecnológicos; 2) Cooperação entre as instituições de I&D públicas e privadas e a promoção da transferência e circulação do Conhecimento; 3) A aposta em bens e serviços transacionáveis e com valor acrescentado, bem como a internacionalização das empresas e a diversificação de mercados; 4) O fomento do empreendedorismo, promovendo a criação do emprego e a qualificação de recursos humanos.
 
4. Resultados esperados
 
Este projeto, ao promover a I&D e Inovação que será incorporada no sistema de transportes ferroviário, está a alargar a competitividade do país nesta área, capacitando a Nomad Tech, e demais parceiros envolvidos no projeto, com novas competências que contribuirão indubitavelmente para estimular a rede ferroviária e projetar Portugal como um país que aposta em I&D e inovação no âmbito dos transportes. Recorrendo a conhecimentos e tecnologias de ponta para a investigação e desenvolvimento de uma solução que traz claros benefícios em termos de energéticos e de eficiência, o projeto NTW-DAS estará a contribuir para o aumento da competitividade do setor ferroviário, bem como para a promoção de sistemas de transportes inteligentes e logística, tal como preconizado na ENEI. 
 
De forma a atingir e validar os resultados esperados a Nomad Tech reuniu um conjunto de etapas desde o Desenvolvimento do módulo autónomo de aquisição de perfil da via, o Desenvolvimento da solução de apoio à condução à Implementação de subsistemas para o protótipo e sua validação experimental e posteriores Testes e Ensaios em ambiente real.
 
5. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto NTW-DAS contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 522 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 305 mil euros.
 

 

 
Em declarações ao COMPETE 2020, Augusto Costa Franco, Diretor geral da Nomad Tech destacou que
 
“o apoio do programa COMPETE 2020 foi fundamental na tomada de decisão da Nomad Tech no desenvolvimento de um novo produto emergente, em linha com o estado da arte, e enquadrado nas políticas Europeias de Eficiência Energética.”
 
 
 
6. Links
 
NOMAD TECH, LDA
 

Linkedin 

Twitter 

Conheça outro projeto da Nomad Tech no artigo "ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária

19/03/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia