Criação de uma metodologia de desenvolvimento e teste de Sistemas de Iluminação Presenciais em plástico.
Enquadramento
Atualmente as Original Equipment Manufacturers (OEM) líderes no setor automóvel admitem que o sucesso de um novo modelo está relacionado com a capacidade que este apresenta em destacar-se da concorrência. Esta diferenciação é maioritariamente realizada pelo investimento no desenvolvimento e industrialização de novos conceitos, que acrescentam características diferenciadoras nos componentes que equipam o automóvel. Pela estreita interação que a Iber-Oleff tem vindo a desenvolver com as várias OEMs e com base nas atuais necessidades que o setor automóvel apresenta, a empresa pretende a construção de uma base sólida que permita a exploração de um nicho de mercado emergente associado à iluminação do habitáculo automóvel. Deste modo, a Iber-Oleff pretende desenvolver novos produtos, com base numa metodologia de desenvolvimento e teste de Sistemas de Iluminação Presenciais (SIPs), onde são considerados todos os sistemas de iluminação instalados no habitáculo automóvel com objetivo de aumentar a sua qualidade visual.
O Projeto
Este projeto pretende ir ao encontro das necessidades reais apresentadas pelas OEMs, pela implementação de novos produtos com base numa metodologia de desenvolvimento e teste de Sistemas de Iluminação Presenciais (SIPs) para o habitáculo automóvel, que contribuam para o aumento da sua qualidade visual. A integração de SIPs no interior do automóvel encontra-se inserida num conjunto de estratégias adotadas pelas OEMs, com o objetivo de que também estes SIPs funcionem como elementos identificativos/distintivos do automóvel, incutindo assim no utilizador o “sentimento da marca”. Alguns destes SIPs admitem ainda a possibilidade de serem adaptáveis às preferências do utilizador (personalizáveis), com a finalidade de incutir neste um sentimento de conforto e exclusividade na utilização do automóvel.
Embora ainda pouco disseminada, a integração de SIPs tem sido bem acolhida pela indústria automóvel, tendo vindo a ser adotada por alguns dos principais construtores de automóveis situados no segmento de mercado de gama média/alta.
A Iber-Oleff pretende desenvolver novos produtos e implementar uma metodologia de desenvolvimento de SIPs, que contempla processos de simulação ótica virtual, para a modelação da interação entre a luz e as várias peças componentes em plástico que constituem os SIPs. Estes processos de simulação ótica virtual têm como objetivo estimar o desempenho ótico dos SIPs, ainda numa fase inicial de desenvolvimento. Todo o processo de simulação ótica virtual deverá ser suportado pela caraterização ótica dos polímeros que formam os SIPs. A Iber-Oleff pretende substituir a maioria da prototipagem física aplicada no desenvolvimento do produto, por prototipagem virtual, que se apresenta como a alternativa mais favorável para a gestão otimizada dos recursos disponíveis. As metodologias a desenvolver durante este projeto permitirão o desenvolvimento de uma nova gama de produtos, mais eficientes e singulares, e irão estreitar o tempo de chegada à solução final, diminuindo assim a quantidade de protótipos fabricados, o número de testes e os ciclos de redesign.
Como foi referido anteriormente todo o processo de simulação ótica virtual será suportado pela caraterização ótica dos polímeros de interesse, que formam os SIPs. A caraterização ótica dos polímeros irá garantir a obtenção de resultados simulados em maior concordância com os que se espera obter experimentalmente. Deste modo torna-se fundamental o conhecimento de um conjunto de caraterísticas/ propriedades óticas dos vários polímeros que formam os SIPs. A Iber-Oleff pretende direcionar parte da sua capacidade científica para o desenvolvimento de novos SIP, munindo-a com um conjunto de ferramentas tecnológicas que auxiliem este desenvolvimento.
Com este projeto torna-se possível prestar ao cliente (OEM) um serviço totalmente integrado no desenvolvimento de SIP. Este objetivo enquadra-se assim nos objetivos gerais da empresa que pretende alcançar nichos de mercado emergentes, que no caso particular dos SIPs apresentam atualmente uma aceitação/investimento de grandes marcas do setor automóvel de gama média/alta.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 829 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 440 mil euros.