3D Yarn Design: Clariause lança fios tingidos inovadores

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto conta com a colaboração da Universidade do Minho e visa a produção de fios 3D tingidos para uso têxtil (vestuário e têxtil-lar) com características adicionais de design, sofisticação e funcionalidade. Trata-se de um produto inexistente no mercado atualmente, estando prevista a criação de 7 Postos de Trabalho. 

 

Síntese

A Clariause - Tinturaria e Acabamentos de Fios, S.A. iniciou a sua atividade em novembro de 2005 e tem como missão prestar serviços na área da tinturaria e acabamentos de fios tingidos. A empresa tem capacidade de tingir qualquer tipo de espessura de fio, desde a corda ao fio mais fino, o que lhe permite abordar um mercado alargado do seu setor.

No entanto, a Clariause constatou que, apesar de oferecer fios tingidos assentes em novas matérias-primas com incorporação de novas funcionalidades e novos efeitos de brilho e cor, não era suficiente para se diferenciar da concorrência. Face a este desafio, a empresa pretende implementar o projeto 3D Yarn Design e assim apostar no tingimento de fios 3D, ao conseguir tingir uma fibra ou um conjunto de fibras com características de elevado valor acrescentado e inexistentes no mercado. 

No âmbito deste projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a Clariause visa desenvolver o tingimento de fios com efeitos 3D constituídos por fibras curtas (menores que 50 mm), o que lhe permitirá introduzir fibras como o algodão e misturas íntimas, deste, com outras fibras na tipologia 3D, indo de encontro às necessidades dos seus clientes. A empresa pretende assim apresentar fios diferenciados da concorrência e de acordo com as tendências de moda.

Para a prossecução de tão ambicioso objetivo - criação de Fios 3D tingidos para uso têxtil (vestuário e têxtil-lar) - a Clariause contará com a Universidade do Minho, crucial para dar resposta a questões e necessidades mais específicas das inovações, através da transferência de conhecimento/tecnologia. Este vínculo permitirá à empresa formar uma equipa multidisciplinar com valências e competências necessárias para o reforço da criatividade, produção, gestão e controlo dos processos afetos aos fios 3D, bem como aumentar o seu potencial de competitividade e inovação, e adquirir vantagens competitivas de natureza organizacional. 

A Clariause seguirá uma estratégia orientada para o cliente, com enfoque em inovações disruptivas, e portadora de futuro para o setor, pois permitirá que toda a fileira têxtil alcance novos patamares de competitividade no mercado global, potenciando a criação de malhas/tecidos/vestuário inovadores.

 

Apoio do COMPETE 2020

Promovido pela Clariause, o projeto 3D Yarn Design foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, com um investimento elegível de 3,6 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 2,5 milhões de euros.

 

Links

Clariause - tinturaria e acabamentos de fios S.A. | Website 

Universidade do Minho | Website

IAPMEI  Website 

12/10/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa