3 ways to care: innovation, security and comfort
O Projeto “3 ways to care” está alinhado com a estratégia definida pela Dorel Portugal para reforçar o seu posicionamento num mercado com altos níveis de concentração e de competitividade e encontra-se assente em três vetores-chave: inovação, qualidade e segurança dos produtos. Com efeito, é intenção da Dorel PT desenvolver e produzir 3 soluções inovadoras no mercado internacional, a saber:
- Cadeira-auto grupo 1 (direcionada para crianças dos 64 aos 105cm) inovadora, com incorporação de sistema de airbag ativo - o conceito deste produto é disruptivo face aos sistemas de segurança em cadeiras-auto existentes no mercado, não existindo a nível internacional qualquer sistema de retenção com airbag incorporado. Este produto vem assim elevar os níveis de segurança deste tipo de produtos no mercado em termos de prevenção de lesões no pescoço e nos ombros das crianças, em caso de sinistro automóvel;
- Base versátil de fixação de sistemas de retenção, com sistema de isofix, que permite acoplar 3 sistemas de retenção distintos, direcionados para etapas de crescimento da criança consecutivas, permitindo o transporte de crianças desde o seu nascimento até atingirem 105cm;
- Alcofa de segurança com sistema de fixação através de isofix. Apesar de existirem já no mercado alcofas de segurança, não existe uma alcofa com sistema de fixação isofix. Com este produto, a Dorel pretende desenvolver uma solução que eleva os índices de segurança e de conforto para o bebé e que irá facilitar a utilização pelos pais.
A Dorel PT pretende ainda capacitar a sua fábrica para a produção de componentes de segurança que serão incorporados nos novos produtos (conectores de isofix e arneses de segurança), permitindo a sua progressão na cadeia de valor do sector onde atua. A incorporação de etapas a montante do seu posicionamento no pré-projecto permitirá incrementar o valor acrescentado da sua produção e contribuir para a melhoria da balança comercial nacional, uma vez que estes produtos são atualmente importados pela Dorel PT.
Assim, com a implementação do projeto, a empresa pretende dotar as suas instalações de tecnologias avançadas, as quais irão traduzir-se num aumento da sua capacidade produtiva, permitindo ainda elevar os níveis de inovação do produto, e dos índices de segurança dos produtos.
A Dorel PT pretende ainda, no âmbito deste projeto, reforçar a sua relação e proximidade com o consumidor final. Para tal, apostará na implementação de uma estratégia de marketing inovadora, com o desenvolvimento de uma plataforma online para customização dos produtos (conceito inovador no sector da puericultura a nível nacional). Assim, um serviço que permita customizar a compra, alinhado com as expectativas e necessidades dos consumidores, traduzir-se-á na perceção de um maior valor acrescentado dos produtos da Dorel PT. A plataforma online de customização de produtos, consubstancia-se numa inovação ao nível do marketing, na medida em que permitirá aos clientes personalizar, à distância de um click, o produto pretendido, elevando a qualidade percecionada do mesmo. Com efeito, através da disponibilização deste serviço, os clientes finais terão à sua disposição a possibilidade de adicionarem ou retirarem acessórios ao produto que pretendem adquirir, bem como escolher as cores ou padrões dos tecidos.
Esta proximidade e reforço do posicionamento das marcas Dorel PT será reforçada pela criação e concentração em Portugal de um serviço de consumer care dirigido a clientes europeus acuais e potenciais - plataforma que irá potenciar a alteração do atual modelo de negócio, centrado numa lógica business to business (B2B), e o qual pretende passar a oferecer um serviço adicional direcionado para os consumidores finais, passando a contemplar também uma componente business to consumer (B2C). O objetivo é cada vez mais aproximar o fabricante do cliente final através do atendimento personalizado e do contacto proactivo com os clientes, acompanhando as suas necessidades ao longo do crescimento da criança, desde a gestação até, aproximadamente, aos12 anos, de modo a conseguir estreitar os laços de fidelização mas ao mesmo tempo percecionar as suas necessidades e preferências.
O Promotor
A Dorel Portugal-Artigos para Bébé, Unipessoal, Lda. dedica-se à produção e comercialização de artigos de segurança automóvel para bebés (nomeadamente, sistemas de retenção, como, alcofas, cadeiras-auto e outros acessórios) e à revenda de produtos de puericultura (por ex., brinquedos e biberões), bens transaccionáveis e internacionalizáveis.
Apoio
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível FEDER de 3.709 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.669 mil euros.