Internacionalização da marca própria Friendly Fire para mercados de maior valor acrescentado
Rita Fernandes é o rosto … |
… da marca Friendly Fire É a Diretora Geral da Friendly Fire, uma marca de calçado feminino, criada em 2011, que ganhou um novo fôlego em 2015 sob a direção criativa de Alexandra Castro e Rute Marques. Desenhada e fabricada em Guimarães visa tornar-se líder no segmento de luxo português. Em entrevista ao COMPETE 2020… |
A JAM Fernandes é uma empresa dedicada à fabricação de calçado para homem e senhora para um segmento de mercado de gama média. Formalmente constituída em 1991, a empresa centra a sua atividade essencialmente no mercado externo.
Atualmente a JAM Fernandes desenvolve o seu negócio em duas áreas distintas:
- Desenvolvimento, comercialização e produção de calçado (homem, senhora e criança) em regime private label, ou seja, para clientes internacionais que possuem marca.
- Desenvolvimento, comercialização e produção de calçado com a sua própria marca (Darita Calçados e Friendly Fire), ou seja, calçado para senhora com um conceito, identidade e imagem próprias.
A empresa exporta cerca de 88% da sua produção, salientando-se os seguintes mercados: Inglaterra, Holanda, França e Dinamarca. Outros mercados são também alvo da estratégia de internacionalização da empresa em geral e, em particular, da marca Friendly Fire: EUA, Canadá e Austrália.
Na história da vossa empresa o que considera ser o fator que vos distingue? |
Considera que a aposta na criação de marcas próprias é imperativa para o sucesso? |
Nascida em 2015, sob a direção criativa de Alexandra Castro e Rute Marques, a marca de calçado feminino Friendly Fire combina o design disruptivo com o savoir faire para propor um produto distinto.
Reflexo da personalidade alegre e irreverente das suas criadoras, a Friendly Fire apresenta coleções não consensuais, inspiradas pela conjugação improvável de cores, materiais e texturas. Idealizada a pensar numa mulher independente, sofisticada e que sabe o que quer, a marca valoriza a qualidade, a exclusividade e o detalhe em cada produto.
Desenhada e manufaturada em Guimarães, numa fábrica com mais de 25 anos de experiência na produção de calçado, a Friendly Fire surge com a ambição de se tornar líder no segmento do calçado de luxo português.
O principal objetivo estratégico da JAM Fernandes passa pelo crescimento sustentável via consolidação das relações comerciais com os parceiros existentes e reforço da sua posição nos mercados atuais, mas também pela conquista de novos mercados e clientes, sobretudo por duas vias: extensão para novos mercados, na e fora da Europa e diversificação do número de clientes pelo reforço na aposta na sua marca própria e pelo alargamento e diversificação das coleções Friendly Fire.
A grande aposta será otimizar a internacionalização da empresa e da sua nova marca própria Friendly Fire, aproveitando as vantagens do comércio digital, com uma vasta seleção e informações sobre o produto, de forma a responder de forma mais eficaz aos desejos dos consumidores.
Hoje, o sucesso das indústrias da criação e moda, quer nacional quer internacional, passa por um desempenho eficaz das empresas ao nível de fatores como diferenciação, design, inovação, flexibilidade produtiva, entre outros, assente depois numa forte agressividade comercial, garante deste sucesso.
Quais são os maiores desafios para a sua empresa? |
Qual o papel dos instrumentos do COMPETE 2020 para a concretização da vossa estratégia? |