Internacionalização da nova marca PERKS

António Fernandes Tavares é o rosto …

… da marca PERKS

Diretor da Fábrica de Calçado Evereste, Lda. A PERKS é uma marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina.

Em entrevista ao COMPETE 2020…

A Fábrica de Calçado Evereste, Lda. oferece produtos “fashion” que combinam o design, o conforto e qualidade num único produto. A empresa atua no setor do calçado da moda, fabricando calçado de homem com incorporação de matérias-primas preponderantemente em couro de elevada qualidade, e também com elevado conteúdo de trabalho, destinado principalmente a clientes europeus com elevados padrões de exigência.

A Evereste desenvolveu em 2015 a marca própria PERKS, no sentido de gradualmente substituir as marcas Cohibas (presente no mercado nacional) e Chibs (no mercado internacional) e assim poder focalizar os seus recursos no desenvolvimento, promoção e internacionalização de uma única marca própria.

 

Na história da vossa empresa o que considera ser o fator que vos distingue?

 
Evereste, a empresa mãe da Perks, foi fundada em 1942 e nós – a mais jovem geração deste negócio de família – temos um profundo respeito pelo legado das gerações anteriores, pelo seu conselho e pela confiança em nós depositada. Acreditamos que o conhecimento, a atitude e os valores transmitidos ao longo destas 4 gerações são o nosso mais importante capital.    Esta é uma família conservadora, tenaz e audaz. As qualidades que mais apreciamos são a honestidade, a abertura e a lealdade. Acreditamos ter a capacidade de nos colocarmos no lugar dos outros, algo que gera empatia e contribui fortemente para resolver problemas de uma forma mais simples e bem-sucedida.

Considera que a aposta na criação de marcas próprias é imperativa para o sucesso?

 

A marca própria é a forma inequívoca de nos apresentarmos ao mundo, de nos darmos a conhecer. Ela expressa a nossa personalidade, o nosso ADN. Desenhada e produzida em S. João da Madeira, alia a visão multidisciplinar e disruptiva de quatro gerações criativas e concretiza-se na ambição de propor benefício, mais - valia e vantagem no sector. É o veículo através do qual criamos autonomia e independência da Private Label, à qual muitas vezes as Indústrias de Calçado têm de recorrer.  É responsável por alavancar relações com mercados externos promovendo o crescimento e consolidação da rede comercial, o que permite a expansão da nossa presença, o alargamento de horizontes e parcerias, resultando no consequente aumento do volume de negócios.

PERKS ...

A PERKS é marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina. Comemorando a efeméride dos 75 anos da empresa em Fevereiro de 2017, pareceu à Evereste ser este o momento oportuno para lançar uma marca nova.

Assim, a Evereste criou e registou a marca PERKS em vários mercados internacionais (incluindo EU e China) tendo como propósito salvaguardar a propriedade da marca e a aposta efetiva da empresa no desenvolvimento do modelo de negócio b2c. Esta alteração coincidiu com a entrada na empresa da 2ª geração, que entende que a estratégia da Evereste passa pelo crescimento da marca PERKS em mercados alvo bem definidos.

 
Sobre o projeto "Internacionalização da nova marca PERKS" ...
 
O projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento internacional da marca PERKS de forma a manter a fidelização de clientes existentes (da Chibs) e a promover crescimento de vendas que possam ser potenciadas nestes clientes bem como promover a entrada da marca PERKS num novo mercado, nomeadamente a China. 
 
As ações de internacionalização da marca PERKS, têm como principais objetivos estratégicos:

1. Desenvolver um portfólio de produtos consistente com a identidade da marca PERKS, com diferenciação e exclusividade adequado aos mercados alvo. 

2. Apresentar e fazer crescer a marca PERKS nos mercados europeus alvo, ou seja, mercados em que é necessário efetuar a transição da marca Chibs para a marca PERKS.

3. Penetrar num novo mercado fora da Europa, ou seja a China. 

4. Desenvolver a estrutura da marca e de marketing com os meios humanos e tecnológicos (informáticos) adequados e necessários.

 

Quais são os maiores desafios para a sua empresa?

 
O maior desafio prende-se com encontrar o agente certo para cada mercado, “cara” certa para representar a marca, alguém cuja paixão e crença neste projeto, se assemelhe à nossa e o desenvolvimento de parcerias que nos permitam expansão e crescimento em cada Mercado, ao nível da distribuição e do retalho, bem como a adaptação a modelos de negócios emergentes, nomeadamente a venda online.
 
 
 

Qual o papel dos instrumentos do COMPETE 2020 para a concretização da vossa estratégia?

 
Os instrumentos do COMPETE 2020 permitem-nos avançar com mais segurança na investida aos mercados externos, através uma estratégia mais incisiva e cirúrgica, facilitando-nos o alcance dos objetivos de forma mais focada, tornando o processo mais menos moroso.. 
 
 
 
Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (Projetos Individuais - Internacionalização), envolvendo um investimento elegível FEDER de 492 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 221 mil euros.
 
 
 
 
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03/10/2017 , Por Miguel Freitas
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