Internacionalização da nova marca PERKS
António Fernandes Tavares é o rosto … |
… da marca PERKS Diretor da Fábrica de Calçado Evereste, Lda. A PERKS é uma marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina. Em entrevista ao COMPETE 2020… |
A Fábrica de Calçado Evereste, Lda. oferece produtos “fashion” que combinam o design, o conforto e qualidade num único produto. A empresa atua no setor do calçado da moda, fabricando calçado de homem com incorporação de matérias-primas preponderantemente em couro de elevada qualidade, e também com elevado conteúdo de trabalho, destinado principalmente a clientes europeus com elevados padrões de exigência.
A Evereste desenvolveu em 2015 a marca própria PERKS, no sentido de gradualmente substituir as marcas Cohibas (presente no mercado nacional) e Chibs (no mercado internacional) e assim poder focalizar os seus recursos no desenvolvimento, promoção e internacionalização de uma única marca própria.
Na história da vossa empresa o que considera ser o fator que vos distingue? |
Considera que a aposta na criação de marcas próprias é imperativa para o sucesso? |
A marca própria é a forma inequívoca de nos apresentarmos ao mundo, de nos darmos a conhecer. Ela expressa a nossa personalidade, o nosso ADN. Desenhada e produzida em S. João da Madeira, alia a visão multidisciplinar e disruptiva de quatro gerações criativas e concretiza-se na ambição de propor benefício, mais - valia e vantagem no sector. É o veículo através do qual criamos autonomia e independência da Private Label, à qual muitas vezes as Indústrias de Calçado têm de recorrer. É responsável por alavancar relações com mercados externos promovendo o crescimento e consolidação da rede comercial, o que permite a expansão da nossa presença, o alargamento de horizontes e parcerias, resultando no consequente aumento do volume de negócios.
A PERKS é marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina. Comemorando a efeméride dos 75 anos da empresa em Fevereiro de 2017, pareceu à Evereste ser este o momento oportuno para lançar uma marca nova.
Assim, a Evereste criou e registou a marca PERKS em vários mercados internacionais (incluindo EU e China) tendo como propósito salvaguardar a propriedade da marca e a aposta efetiva da empresa no desenvolvimento do modelo de negócio b2c. Esta alteração coincidiu com a entrada na empresa da 2ª geração, que entende que a estratégia da Evereste passa pelo crescimento da marca PERKS em mercados alvo bem definidos.
1. Desenvolver um portfólio de produtos consistente com a identidade da marca PERKS, com diferenciação e exclusividade adequado aos mercados alvo.
2. Apresentar e fazer crescer a marca PERKS nos mercados europeus alvo, ou seja, mercados em que é necessário efetuar a transição da marca Chibs para a marca PERKS.
3. Penetrar num novo mercado fora da Europa, ou seja a China.
4. Desenvolver a estrutura da marca e de marketing com os meios humanos e tecnológicos (informáticos) adequados e necessários.
Quais são os maiores desafios para a sua empresa? |
Qual o papel dos instrumentos do COMPETE 2020 para a concretização da vossa estratégia? |