Projeto de Internacionalização - CorkArt

O projeto de internacionalização da CorkArt visa essencialmente o aumento da notoriedade e reconhecimento dos produtos da CorkArt derivados de cortiça assim como a promoção dos seus produtos como substitutos sustentáveis face aos produtos utilizados a partir de materiais não renováveis.

O Projeto

O plano de internacionalização visa os investimentos em diversas rubricas que proporcionam oportunidades de negócios com novos clientes tanto nos mercados onde a CorkArt já está presente como nos mercados onde pretende penetrar. Por forma a materializar os resultados previstos a CorkArt assenta este projeto em 3 tipos de ações que visam operacionalizar a estratégia internacional da empresa.

O primeiro tipo de ações são as participações em feiras que proporcionem oportunidades no país onde é realizada a feira e nos países e/ou região envolventes:

- Domotex Alemanha - Hanôver 2017 e 2018 – uma feira que foca não só o mercado Alemão mas também tem relevância internacional sendo uma oportunidade de promoção única para CorkArt;

- Lineapelle Itália - Milão 2016 - a maior feira internacional dedicada a peles e acessórios para calçado, artigos de couro, vestuário e móveis;

- Surfaces EUA - Las Vegas 2017 e 2018 é uma feira de revestimentos para pavimentos;

- Domotex China - Xangai 2017. a CorkArt irá também participar na Domotex em Xangai devido à grande relevância desta feira no mercado asiático e principalmente como primeira ação de penetração no mercado chinês;

- Mosbuild Rússia - Moscovo - 2017. trata-se de uma feira que não tem apenas foco no mercado Russo mas também em todos os países da antiga URSS sendo uma oportunidade de promoção e consolidação da posição no mercado russo assim como uma oportunidade de expansão para os mercados adjacentes.

O segundo tipo de ações que visam operacionalizar a estratégia internacional da CorkArt são as visitas a potenciais clientes de mercados onde a empresa já atua como a Alemanha, Países Baixos, Canadá, Rússia, Bélgica, Finlândia, EUA, República Checa, Suíça, Itália, Turquia, Reino Unido, Espanha e Nova Zelândia. Estão também previstas visitas a potenciais clientes e mercados onde a CorkArt está a entrar ou numa fase inicial do processo de entrada, como os Emirados Árabes Unidos, a China, a Estónia, a Irlanda, a Noruega e a Grécia.

O terceiro tipo de ações que visam operacionalizar a estratégia internacional da CorkArt são a elaboração de materiais de marketing com foco na comunicação e promoção da empresa e dos seus produtos nos mercados externos. Serão elaborados catálogos, folders, displays, roll ups e respetivas traduções para os seguintes países: Alemanha, Canadá, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Finlândia, Grécia, Irlanda, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, República Checa, Rússia, Turquia e Ucrânia.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo um investimento elegível de 641 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 289 mil euros.

19/06/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa