Mog Wall Screen: a inovação na área de hardware
É este o nome do projeto que o CEO da MOG Technologies, Luís Miguel Sampaio, considera um vetor estratégico para a empresa na medida em que visa “o desenvolvimento de uma plataforma capaz de interligar os domínios do vídeo para profissionais UHD e as infraestruturas de sistemas de informação existentes” tendo como base as tendências de IoT.
Projeto Mog Wall Screen: Wall Screen Genneration - Hardware Accelerator
1. Enquadramento
Está a caminho a geração que usará cada superfície como sendo um ecrã para mostrar conteúdos que melhor se adequem, seja publicidade, conteúdos específicos ou até decoração. Deixará de ser privilégio exclusivo das paredes de Time Square, em Nova Iorque, de painéis de luxuosos hotéis e de outros centros economicamente prósperos, passando a poder ser usufruído pelo comum cidadão na parede da sua sala. O Japão quer, por exemplo, fazer a transmissão dos Jogos Olímpicos de 2020 já em 8K.
Existe uma clara tendência para o aparecimento de ecrãs com resoluções cada vez maiores e espessuras cada vez menores. Contudo, a produção de conteúdos para estas resoluções carece de desenvolvimentos tecnológicos. Os sistemas computacionais atuais mostram limitações ao nível da capacidade de processamento, armazenamento e transmissão, e quando se analisa as tendências de evolução destes para os próximos anos verifica-se que estas limitações irão aumentar ainda mais, uma vez que a popularização dos formatos de grande resolução ocorrerá mais rapidamente que a evolução dos sistemas computacionais.
2. Síntese
Em declarações ao COMPETE 2020, Luís Miguel Sampaio, CEO da MOG Technologies sintetiza o projeto e a importância do financiamento obtido.
“Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma capaz de interligar os domínios do vídeo para profissionais UHD e as infraestruturas de sistemas de informação existentes, o projeto MOG WALL SCREEN deverá permitir, a partir da integração das mais recentes interfaces de conetividade e do aproveitamento de tecnologias IoT, o processamento, em tempo real, de grandes quantidades de informação geradas em ambientes com resolução 8K, assegurando um elevado desempenho ao nível da captura, da compressão e da reprodução do vídeo.
O projeto endereça, assim, um importante vetor estratégico da MOG, que aponta para a intensificação da sua atividade enquanto fornecedora de produtos inovadores na área de hardware, perspetivando-se que os desenvolvimentos preconizados venham a resultar na criação de um novo e importante produto para a empresa e para o setor, num horizonte temporal que não seria possível asseverar sem o apoio do COMPETE 2020, relevante, não apenas, em termos financeiros, mas também do ponto de vista da criação de condições favoráveis à profícua cooperação entre a MOG e duas entidades de referência no Sistema Nacional de Investigação e Inovação – o INOV INESC e a Universidade do Minho.”
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de projetos em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 798 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 577 mil euros.
4. Links
Website INOV INESC Inovação - Instituto de Novas Tecnologias