Cutinov: investigação portuguesa aposta na inovação estética para a cutelaria
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto promovido pela Belo Inox e pela Universidade do Minho visa criar texturas superficiais atrativas através de duas novas tecnologias: laser e spray plasma.
1. Síntese
O projeto Cutinov visa responder á extrema apetência do mercado da cutelaria pela inovação estética, através do desenvolvimento de uma cutelaria esteticamente criativa que recorre à criação de texturas superficiais com efeitos estéticos muito atrativos, que permitem ainda interagir com aspetos culturais.
As texturas são criadas com base na adição de diversos materiais - metálicos e cerâmicos -, recorrendo a duas tecnologias inovadoras: laser e spray plasma.
Segundo Filipe Samuel Silva, investigador responsável do projeto Cutinov, o objetivo passa por “desenvolver cutelaria esteticamente inovadora recorrendo a tecnologias avançadas híbridas, incluindo 3D printing multimaterial e ablação laser.Embora o projeto esteja ainda no primeiro ano de execução, a equipa do CMEMS - Universidade do Minho, está muito entusiasmada por ter a possibilidade de participar num projeto em que acredita que irá trazer uma mais-valia estética muito significativa para a cutelaria portuguesa e em particular para a empresa Belo Inox, situada nas Taipas (Guimarães), através do desenvolvimento de superfícies com cores e texturas invulgares, e bastante atrativas.Esta equipe de investigação espera que a Belo Inox, empresa motivada para a afirmação internacional, possa ter brevemente estes produtos (talheres) a serem bem-sucedidos em vários certames internacionais em que a empresa participa”.
2. Enquadramento
Ao longo da sua existência a Belo Inox S.A. tem procurado diferenciar-se da concorrência através de uma forte aposta na afirmação da sua marca e inovação, indo de encontro às necessidades dos clientes e acompanhando a evolução dos mercados. A atualização da gama de produtos tem sofrido uma maior velocidade nos últimos anos, fruto da evolução e crescente exigência do mercado em termos de qualidade, preço e inovação, tendo obrigado à empresa a efetuar investimentos de forma mais intensiva e regular, sobretudo ao nível de novos processos produtivos.
Neste âmbito, o projeto Cutinov enquadra-se na estratégia que a empresa delineou e que visa responder à extrema apetência do mercado pela inovação estética, através do desenvolvimento de uma cutelaria esteticamente criativa, recorrendo à criação de texturas superficiais com efeitos estéticos muito atrativos. Desta forma, o projeto Cutinov criou novos efeitos estéticos permitindo á empresa continuar a posicionar-se como uma empresa inovadora e detentora de inovações estéticas, diferentes das existentes no mercado.
Por forma a criar novos efeitos e texturas, de elevada durabilidade, propõe-se usar duas tecnologias, que permitem a deposição de materiais metálicos e/ou cerâmicos, de elevada estética e durabilidade. As texturas são criadas com base na adição de diversos materiais, metálicos e cerâmicos, recorrendo a tecnologias, também elas inovadoras.
- A primeira tecnologia recorre a um processo de sinterização laser, multimaterial, desenvolvido pelo Centro de Investigação CMEMS (Centre for Micro Electro Mechanical Systems), com o potencial de trabalhar com metais e cerâmicos, e que permite a adesão localizada destes diferentes materiais em diferentes zonas das peças, com gradientes de materiais entre eles, permitindo criar efeitos de gradações de materiais/cores/texturas.
- A segunda tecnologia diz respeito a uma deposição por plasma, com o potencial de trabalhar com diferentes materiais, de forma sequencial, incluindo diferentes metais e/ou cerâmicos, permitindo a criação de texturas extremamente atrativas, de forma uniforme ao longo da peça.
3. Objetivos
O principal objetivo do projeto Cutinov visa a criação de revestimentos funcionais que apresentem texturas diversas, com elevadas propriedades e possibilidades estéticas, mas que sejam simultaneamente resistentes mecanicamente, ao desgaste, ao impacto, e quimicamente estáveis e inertes, para o contacto com a pele e resistência a agentes químicos.
1. Desenvolver e adaptar as duas tecnologias para os materiais em causa, nomeadamente aço inox e diversos cerâmicos
2. Criar gradientes funcionais, necessários entre materiais dissimilares, que garantam elevadas propriedades mecânicas, de impacto, de desgaste dos revestimentos aplicados.
3. Definir procedimentos que permitam a manufatura, a nível industrial, das soluções preconizadas, a custos competitivos.
4. Definir e quantificar os custos de uma linha de produção para cada solução preconizada e quantificação dos custos por talher.
5. Lançar no mercado internacional uma gama totalmente nova de artigos de cutelaria, até ao final do ano 2018.
6. Endogeneizar, na empresa, as práticas através da concretização de, no máximo, dois dos bolseiros de investigação, para passarem a incorporar os respetivos quadros de pessoal da empresa.
4. Apoio do COMPETE 2020
O projeto “Cutinov - Desenvolvimento de Cutelaria esteticamente inovadora recorrendo a tecnologias avançadas”, é promovido em co-promoção pela empresa BELO INOX S.A. e pelo Centro de Investigação CMEMS da Universidade do Minho.
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto Cutinov envolve um investimento elegível de 618 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 445 mil euros.
5. Links
19/09/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
União Europeia