PRO-DOSE: Um dispositivo para dosímetria na braquiterapia prostática e mamária

Promovido pela NU-RISE, Lda. e apoiado pelo COMPETE 2020 este projeto irá reforçar a I&DT da tecnologia PRO-DOSE, um dosímetro inovador para radioterapia que irá melhorar a precisão e eficiência destas terapias, o que resultará em menos erros e efeitos secundários para os pacientes, e logo em recuperações mais rápidas.

 

Enquadramento

O encargo global com as doenças oncológicas está a aumentar dramaticamente, com previsões a apontarem para o aumento de 75% na incidência mundial de cancro até 2030. Na Europa, o cancro da próstata é o mais comum nos homens enquanto o da mama é o que atinge mais as mulheres. Em oncologia, a radioterapia é aplicada em cerca de 60% dos casos. Sendo um dos melhores tratamentos disponíveis, este envolve a administração de doses relativamente altas de radiação ionizante nos tecidos, pelo que o controlo dosimétrico é obrigatório. No entanto, em alguns procedimentos de radioterapia não é realizada dosimetria in-vivo devido à falta de um dispositivo adequado no mercado.

 

 

O Projeto

 

A tecnologia PRO-DOSE permite desenvolver um dosímetro inovador, com alta sensibilidade e versatilidade, capaz de operar onde nenhum outro consegue, resolvendo a falta de controlo dosimétrico em regimes que requerem um sensor muito pequeno, flexível e altamente sensível, tais como a braquiterapia da próstata de baixa taxa de dose, que usa baixas energias, baixas doses e baixas taxas de dose. Além disso, o dosímetro é capaz de operar noutros regimes a uma pequena fração do custo de outros dispositivos no mercado. O PRO-DOSE permitirá a dosimetria in-vivo em tempo real, tornando possível visualizar o mapa de distribuição da dose medida e proceder a eventuais ajustes necessários, durante os procedimentos. Deste modo, será possível melhorar a eficiência da terapia, o que resultará em menos erros e efeitos secundários para os pacientes, e logo em recuperações mais rápidas.

 

Com este projeto pretende-se reforçar a I&DT da tecnologia PRO-DOSE, já patenteada e validada em laboratório, para desenvolver um dosímetro para braquiterapia prostática e mamária e realizar estudos em ambiente clínico, essenciais para a certificação futura deste dispositivo médico.

 

Em declarações ao COMPETE 2020, Luís Moutinho, CEO e co-fundador da NU-RISE, Lda. destaca a importância do apoio dos fundos comunitários:

 

 

"Um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento de novas tecnologias prende-se com a dificuldade de acesso ao financiamento e o acesso a recursos humanos capacitados para I&D. O projeto PRO-DOSE, em co-promoção com a Universidade de Aveiro e o IPO-Porto permitiram minimizar estas dificuldades. O COMPETE 2020 permitiu não só acelerar o projeto de desenvolvimento mas também criar parcerias a nível clínico que de outra forma seriam de difícil acesso a uma start-up. Programas como o COMPETE 2020 são assim essenciais para que projetos inovadores nascidos em Portugal sejam competitivos, perspectivando o mercado global."

 

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 690 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 522 mil euros.

 

07/09/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa