Já ouviu falar do projeto "mcRICE: Compósitos multifuncionais sustentáveis"?

Amorim Isolamentos lidera projeto inovador centrado no desenvolvimento de novos materiais - a partir de compósitos que incorporem resíduos de casca de arroz e cortiça ou casca de arroz e borracha - capazes de responder às exigências da arquitetura moderna e da construção sustentável.

 

Síntese

O desenvolvimento de novos materiais com baixo impacte ambiental, orientados para o setor da construção, tem sido reconhecido pela Comunidade Europeia como uma prioridade estratégica, com elevado potencial de gerar oportunidades. Simultaneamente tem surgido uma procura mais sistemática por produtos de elevado desempenho, capazes de responder eficazmente às exigências da arquitetura moderna e da construção sustentável. 

O projeto “mcRice: Compósitos multifuncionais sustentáveis produzidos a partir de casca de arroz, integrando granulados reciclados de borracha e cortiça”, de base tecnológica, tem um elevado potencial de valorização económica, centrado no desenvolvimento de novos materiais compósitos incorporando resíduos de casca de arroz e cortiça ou casca de arroz e borracha.  

Pretende-se, assim, combinar as melhores propriedades de cada um destes resíduos em materiais compósitos, com o propósito de desenvolver produtos com elevados níveis de desempenho, tais como eco painéis, mantas resilientes, revestimentos de pavimento, difusores acústicos e apoios antivibráteis para equipamentos, a aplicar em soluções construtivas.  O sucesso comercial será potenciado pela verificação de todos os requisitos funcionais para as aplicações identificadas, introduzindo elevados padrões de sustentabilidade. 

Este projeto surge assim como uma oportunidade de valorização de resíduos, bem como de utilização de recursos endógenos, nomeadamente a cortiça e a casca de arroz. A integração destes materiais permitirá dinamizar a economia nacional e regional, criar riqueza e fomentar a competitividade a um nível global, acrescentando um valor único e inovador à produção industrial e fomentando a criação de emprego.

 

Apoio do COMPETE 2020 

O projeto “mcRICE: Compósitos multifuncionais sustentáveis produzidos a partir de casca de arroz, integrando granulados reciclados de borracha e cortiça” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 634 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 369 mil euros.

 

Consórcio

O projeto será executado em consórcio pelas seguintes entidades:

> Amorim Isolamentos, líder no mercado de isolamentos de cortiça expandida; 

> LogAcústica, empresa de referência na prestação de serviços de Engenharia Acústica; 

> Flexocol, empresa especialista no desenvolvimento e fabrico de peças industriais em borracha;

> ITeCons, Entidade do Sistema Científico e Tecnológico vocacionada para o desenvolvimento de novos sistemas e processos construtivos.

 

Estratégia de I&I para uma especialização inteligente

Tratando-se de um projeto liderado por uma grande empresa, que será executado por um consórcio multiregião, importa destacar o seu alinhamento com a estratégia nacional de investigação e inovação para uma especialização inteligente (ENEI).

O projeto “mcRICE: Compósitos multifuncionais sustentáveis produzidos a partir de casca de arroz, integrando granulados reciclados de borracha e cortiça” assenta, de uma forma consistente, na valorização de processos construtivos sustentáveis, através do desenvolvimento de materiais compósitos que integram resíduos e subprodutos provenientes de diferentes sectores produtivos (resíduos de casca de arroz, de cortiça e de borracha), mas também através da aplicação destes em sistemas construtivos com elevado desempenho térmico e acústico e um impacte ambiental inferior ao de produtos concorrentes. 

>  A casca de arroz é um resíduo abundante que, devido ao seu baixo valor nutricional, não tem aplicação na alimentação animal. A colocação em aterro e queima destes resíduos não constituem opções viáveis. O seu potencial para o projeto reside no facto deste material deter boas propriedades de isolamento térmico e acústico, derivada da sua estrutura morfológica. 

> A borracha reciclada, proveniente da valorização de pneus usados, resíduo igualmente abundante, tem sido aplicada com sucesso em diferentes tipos de soluções para pavimentos, evidenciando importantes propriedades relacionadas com a absorção de impacto, resistência à compressão e durabilidade. A borracha é caracterizada, ainda, por apresentar boas propriedades ao nível da rigidez dinâmica. 

> Os resíduos de cortiça (e.g. cortiça de árvores secas, cortiça de desbaste, cortiça falca, aparas de cortiça), com escoamento limitado para as aplicações mais exigentes, demonstram boas propriedades ao nível do isolamento térmico e do desempenho acústico. A cortiça tem, ainda, a vantagem de ser um material 100% natural, com muito baixa energia incorporada e elevada durabilidade. 

 

Links

Website do projeto | http://bit.ly/2oXAv4h

Amorim Isolamentos | http://www.amorimisolamentos.com/

LogAcústica Lda | http://logacustica.com/

Flexocol - Fábrica de Artefactos de Borracha Lda | http://flexocol.pt/

ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade | http://www.itecons.uc.pt/

 

11/04/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020