Roteiro Bubble Art
O “Roteiro Bubble Art” é um projeto de âmbito cultural, itinerante e gratuito. O espetáculo é realizado em espaço de experimentação e funde o teatro com a ciência. A missão do projeto é levar a cultura e a edução não formal a territórios com pouco acesso a atividades culturais e pedagógicas.
Mané Coelho, Homens na Lua |
O programa Compete 2020 revelou-se de grande importância para o desenvolvimento do nosso projeto, porque tendo em conta que alguns dos objetivos a que nos propomos são: encorajar as crianças a gostar da arte dramática através da participação em atividades culturais, levando esta arte a territórios do interior onde o seu acesso pode ser mais limitado, tentando assim de alguma forma descentralizar a atividade cultural no território nacional; sem este apoio teria sido muito difícil almejar a um tão ambicioso número de participantes limitando esta magnifica oportunidade a que muitas crianças do interior do país vão ter acesso. |
Enquadramento
As atividades culturais, em geral, são baseadas em experiências percecionadas e criam um contexto informal propício para que o público esteja atento e adquira novos conhecimentos de uma forma descontraída. No público infantil isso é ainda mais notório, as atividades culturais ajudam as crianças a aprender, a expressar e a controlar as suas emoções, fornecendo-lhes ferramentas de comunicação e autoexpressão, fomentando o desenvolvimento da capacidade crítica e funcionando como reforço de valores. O projeto enquadra-se nesse conceito, além da componente artística, pretende levar o público infantil por uma realidade informal e cómica, mas também potenciar o mundo da imaginação, da fantasia e dos sonhos.
Projeto
O “Roteiro Bubble Art” é um projeto de âmbito cultural, itinerante e gratuito, estruturado pela criação artística de um espetáculo de palco intitulado “Dr. White e o Maior Arco Íris do Mundo”, e pela sua apresentação em roteiro de programação artística. O espetáculo é realizado em espaço de experimentação e funde o teatro com a ciência, procurando ser uma experiência interativa entre as artes performativas e a aprendizagem lúdica na criação de bolas de sabão gigantes.
Esta produção é uma peça de teatro que tem por base o texto original “Dr. White e o Maior Arco-Íris do Mundo”. O texto é uma comédia de cariz pedagógico destinada ao público infantil e que tem como objetivo contar as aventuras de Dr. White, um cientista genial “…um pouco louco e um pouco mouco…”. A história recria uma incessante pesquisa científica, por parte do Dr. White, para desenvolver a fórmula das cores e que lhe permitirá criar em laboratório o maior arco-íris do mundo, no entanto, o seu divertido fracasso permite descobrir uma saponária misteriosa com a qual faz aparecer bolas de sabão gigantes. Apoiado pelo trapalhão Professor Pi e apetrechado de ingredientes e instrumentos surpreendentes, o Dr. White promete levar todos numa viagem alucinante pelas bolas de sabão gigantes, onde a comédia e a surpresa são resultado da permanente interação com as crianças.
A missão do projeto é levar a cultura e a edução não formal a territórios com pouco acesso a atividades culturais e pedagógicas, apresentando novas ferramentas artísticas que promovam o brincar e a experimentação sensorial em processo multidisciplinar.
O objetivo principal é a produção e a implementação de 100 apresentações artísticas, em 160 dias, num roteiro itinerante por estabelecimentos de ensino (escolas) de municípios do interior do País (de Portugal Continental), sendo destinado a crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico.
A seleção dos municípios a que pertencem os agrupamentos escolares foi suportada por indicadores estatísticos referentes a 2019, evidenciados pela Pordata/INE, traduzindo duas reflexões:
-
a fixação da população (escolha de municípios com menos residentes e com uma população infantil mais reduzida);
-
a atração cultural (existência de poucos recintos culturais e pouco acesso a espetáculos ao vivo).
A análise realizada permitiu concluir a existência de 109 municípios que se encaixam nos critérios apresentados.
O projeto será divulgado aos agrupamentos escolares via contacto direto, no entanto, será construído uma página web do projeto que tem por objetivo a sua apresentação/divulgação institucional e funcionar como plataforma de atualização e calendarização dos espetáculos, estabelecendo o seu percurso e folow-up.
Objetivos
O projeto “Roteiro Bubble Art” pretende assim:
1. Fomentar, valorizar e promover prática das artes performativas, enquadrada na produção artística para público infantil;
2. Valorizar e promover as múltiplas práticas de reflexão, relação e intersecção entre o teatro e outras áreas do conhecimento, nomeadamente a ciência;
3. Incentivar a vertente educativa não formal e estimular a ligação aos estabelecimentos de ensino;
4. Fomentar a criação e formação de novos públicos, encorajando crianças a gostar da arte dramática através da participação em atividades culturais;
5. Descentralizar a atividade cultural no território nacional, reforçando a coesão social e cultural de territórios do interior com menor acesso a atividades culturais;
6. Executar o programa “Roteiro Bubble Art” para cerca de 10 mil crianças, em pelo menos 100 estabelecimentos de ensino, localizados em municípios do interior do País.
Apoio
O projeto ‘Roteiro Bubble Art’ foi financiado como parte da resposta da União à pandemia de COVID-19 no âmbito do Garantir Cultura – o projeto envolveu um incentivo REACT-EU de cerca de 42 mil euros.