Já ouviu falar do projeto SAM - Smart Active Mould?
“Estudar e desenvolver uma solução inovadora para medir e controlar dinamicamente a temperatura do molde durante o processo de injeção” é o principal objetivo deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, comenta Jorge Laranjeira, da Moldit, Indústria de Moldes S.A..
1. Síntese
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SAM – Smart Active Mould tem como objetivo investigar uma solução inovadora ao nível do molde para controlar dinamicamente a temperatura do processo de moldação por injeção de peças poliméricas.
A nova abordagem suporta-se em novas tecnologias de revestimentos finos e de fabrico aditivo, para proporcionar aumentos da qualidade da moldação sem defeitos ou distorções, reduções no tempo de fabrico das peças, possibilidade de processamento de novos materiais e produtos com especificações mais complexas e exigentes.
A nova solução consubstancia um salto tecnológico, já que é pioneira na integração das diferentes tecnologias num único produto direcionado para a moldação por injeção de componentes poliméricos de elevada qualidade observados em produtos de gama alta.
Este projeto integra, no seu consórcio, duas entidades empresariais - Moldit e TEandM - e quatro entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação, designadamente, o CENTIMFE, o IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), o IPN (Instituto Pedro Nunes) e a Universidade do Minho.
2. Sobre o projeto SAM - Smart Active Mould: Otimização do desempenho térmico da moldação por injeção
Em declarações ao COMPETE 2020, Jorge Laranjeira, da Moldit, Indústria de Moldes S.A. sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto “Smart Active Mould: Otimização do desempenho térmico da moldação por injeção” que visa investigar uma solução inovadora ao nível do molde para controlar dinamicamente a temperatura do processo de moldação por injeção de peças poliméricas.
“Um dos sistemas críticos de um molde é o sistema de controlo de temperatura. Este sistema é o principal piloto do tempo de ciclo: quanto mais eficiente, mais reduzido será o tempo necessário para produzir uma peça. O dimensionamento deste sistema é, ainda hoje, empírico o que se traduz negativamente em tempo de ciclo mais longo, baixa qualidade devido a distorções, empenos, linhas de fluxo, defeitos visuais, etc.
O projeto “SAM – Smart Active Mould”, é um projeto I&DT em copromoção dinamizado pela Moldit, Indústria de Moldes S.A. com o apoio do COMPETE 2020. Este projeto tem como objetivo estudar e desenvolver uma solução inovadora para medir e controlar dinamicamente a temperatura do molde durante o processo de injeção.
O projeto contempla quatro vertentes operacionais:
- a engenharia de superfícies com o desenvolvimento de superfícies inteligentes para permitir aquecer e medir pressão e temperatura do polímero em tempo real,
- o desenvolvimento de estruturas alveolares para otimização da transferência de calor,
- o fabrico aditivo destas estruturas alveolares, e finalmente,
- a integração dos sistemas e otimização do processo de injeção com os novos desenvolvimentos.
O apoio do COMPETE 2020 neste projeto permite à MOLDIT, enquanto empresa de referência de um setor tradicional – fabrico de moldes para injeção – com mais de 25 anos de atividade, mobilizar parte da sua equipa para um projeto cujo resultado considera crítico para a sua atividade. Por outro lado, e ao garantir recursos financeiros para os parceiros empresariais e para as entidades do SCT, permite agregar uma equipa multidisciplinar e complementar focada nas atividades e nos resultados do projeto.
A nova solução é disruptiva com a tecnologia atual, já que é pioneira na integração das diferentes tecnologias num único produto direcionado para a moldação por injeção de componentes poliméricos de elevada qualidade observados em produtos de gama alta. A inovação associada aos resultados permitirá à empresa posicionar-se de uma forma sustentada e robusta como empresa de referência europeia na sua área de negócio, garantindo assim a sua continuidade e crescimento”.
3. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto “Smart Active Mould: Otimização do desempenho térmico da moldação por injeção” envolveu um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 893 mil euros.
4. Links
Página do projeto SAM - Smart Active Mould
Website Moldit - Indústria de Moldes S.A.
Website TEandM - Tecnologia, Engenharia E Materiais S.A.
Website CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos
Website IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Links Relacionados
Página do projeto SAM - Smart Active Mould