JETWARE 2.0 - Tecnologia de impressão digital em cerâmica utilitária
Desenvolvimento de um sistema, assente em tecnologia de impressão digital, para aplicação de decorações em louça cerâmica utilitária, orientado essencialmente para superfícies parcialmente curvas
Enquadramento
A indústria cerâmica integra vários subsetores, ocupando o subsetor da louça utilitária e decorativa em faiança uma posição de destaque, sendo Portugal um dos países líderes a nível europeu em termos produtivos.
Nesta indústria, a decoração do produto é uma das fases fundamentais do processo produtivo, na qual se acrescenta mais valor ao produto.
Atualmente, as tecnologias de aplicação de decoração disponíveis apresentam diferentes níveis de automatização, existindo soluções totalmente manuais até sistemas completamente automatizados e integrados.
Projeto
Com a introdução de tecnologia de impressão por jato de tinta na indústria cerâmica, o processo de trabalho alterou-se substancialmente.
A decoração digital através da tecnologia inkjet provocou uma verdadeira revolução na indústria cerâmica de pavimentos e revestimentos. Atualmente, a grande maioria das empresas deste subsetor está equipada com pelo menos um equipamento deste tipo.
Trata-se de uma tecnologia de impressão em que a imagem que se pretende imprimir é tratada em computador e enviada para o equipamento para impressão. Esta característica permite eliminar paragens na produção para mudança de padrões, facilitando a realização de pequenas produções, inclusive a produção de peças únicas, facilitando deste modo o desenvolvimento de amostras.
O funcionamento destas máquinas é idêntico ao das impressoras de jato de tinta de uso comum, estando neste caso inseridas numa linha de produção. A impressão é realizada sem que haja contacto com as peças cerâmicas, sendo a decoração realizada por jacto de tinta o que possibilita pintar (decorar) totalmente a peça.
O projeto JETWARE 2.0 visa o desenvolvimento de um novo sistema, assente em tecnologia de impressão digital, para aplicação de decorações e design em louça cerâmica utilitária, focado em peças de maior complexidade geométrica, orientado essencialmente para superfícies parcialmente curvas como por exemplo taças, canecas e formas similares.
O sistema a desenvolver será um sistema automático, assistido por computador e deverá resultar num protótipo pré-industrial.
A implementação desta solução implica o desenvolvimento de um novo sistema de aplicação, dada a complexidade da solução e em função também da complexidade geométrica que as peças apresentam.
Este projeto permitirá a impressão de produtos com vantagens que vão desde a simplificação do processo de pintura, com garantia de homogeneidade entre produções do mesmo produto e estabilidade da produção, conseguindo percentagens muito elevadas de peças sem defeito associado à aplicação da decoração, bem como reduzindo a possibilidade de quebras de material por não existir contacto direto com as peças.
Apoio
O projeto promovido pela MATCERÂMICA - FABRICO DE LOUÇA S.A. foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 533 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 322 mil euros.
Consórcio
O consórcio é composto por três promotores:
> Matcerâmica, empresa de referência na produção de louça utilitária em faiança e grés, sendo a maior empresa da Península Ibérica, com conhecimento profundo do processo cerâmico e que coloca neste projeto meios específicos para o processo de aplicação por impressão digital,
> KERAjet Portugal empresa especializada nos sistemas de aplicação digital em vários setores, principalmente nos pavimentos e revestimentos e com uma larga experiência no desenvolvimento, implementação destes sistemas de impressão digital;
> CTCV, o Centro Tecnológico do Setor, especializado em tecnologias, organização, processos, materiais e produtos cerâmicos e gestão de projetos.