PAVENERGY: o inovador sistema de gerar energia nos pavimentos
Entrevistámos Adelino Ferreira, coordenador do projeto PAVENERGY, promovido pela Universidade de Coimbra e cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visou desenvolver e implementar um sistema gerador de energia nos pavimentos.
1. Entrevista a Adelino Ferreira, coordenador do projeto PAVENERGY
“Portugal tem como objetivo estar em 2020 entre os cinco líderes europeus em termos de produção de energias renováveis (MEID, 2010). De acordo com a Estratégia Nacional para a Energia - ENE 2020 (DR, 2010), Portugal assumiu para 2020, no quadro dos seus compromissos europeus, uma meta de consumo de energia final de 31% a partir de fontes renováveis”, alerta Adelino Ferreira, coordenador do projeto PAVENERGY. Acrescenta “a visão nacional para este sector passa pela diversificação da carteira de energias renováveis apostando, não apenas em tecnologias já comprovadas que possam dar um contributo imediato para o sistema electroprodutor, mas também na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias em fase de teste/demonstração que apresentem potencial de criação de valor na economia nacional”.
“O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos”, explica Adelino Ferreira na entrevista ao COMPETE 2020. O coordenador refere que “esta energia será utilizada não só para o carregamento das baterias dos veículos elétricos, mas também para utilização geral por injeção na rede da energia elétrica produzida ou então por utilização direta por equipamentos elétricos, tais como semáforos, aparelhos de iluminação pública, painéis publicitários, etc”. “Um sistema de produção de energia elétrica através do movimento do enorme número de veículos que circula sobre os pavimentos permitirá produzir uma quantidade significativa de energia, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, assim, melhorar a qualidade ambiental do planeta Terra”, conclui. |
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1. Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto? |
Os principais desafios foram os seguintes:
1) Não havia um software disponível no mercado que fosse possível de utilizar para simular a interação entre veículos e o sistema de geração de energia elétrica porque este último tem pequenos deslocamentos verticais da sua superfície superior. Deste modo, foi necessário desenvolver uma ferramenta informática para este efeito, o que demorou cerca de um ano.
2) Este projeto é multidisciplinar, envolvendo a área de Engenharia Civil, na especialidade de Transportes, a área de Engenharia Eletromecânica e a área de Engenharia Informática. Por este motivo, não foi fácil colocar todas estas áreas do conhecimento ao serviço dos objetivos do projeto. Para dar resposta a muitos dos desafios atuais é necessário constituir equipas de investigação multidisciplinares para que a produção de conhecimento seja mais criativa, consistente e disruptiva.
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De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar? |
Resumidamente, obtiveram-se os seguintes resultados: 1 Startup (PAVNEXT); 1 protótipo de sistema de geração de energia elétrica; 1 instalação piloto; 1 patente que está em fase final de aprovação; 11 prémios, 5 nacionais e 6 internacionais; 1 tese de Doutoramento concluída; 10 artigos publicados em revistas da Web of Science; 17 artigos apresentados em congressos internacionais; 1 artigo apresentado num congresso nacional.
De todos os resultados, gostaria de destacar a PAVNEXT, Startup criada por Francisco Duarte que frequentou o Programa Doutoral em Sistemas de Transportes do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e obteve o seu doutoramento com uma tese intitulada Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electricity no âmbito da sua participação neste projeto.
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Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da vossa universidade? |
O Projeto PAVENERGY foi financiado em 185.000,00€ pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), no âmbito do Projeto 3599 – Promover a Produção Científica e Desenvolvimento Tecnológico e a Constituição de Redes Temáticas (3599-PPCDT) e comparticipado pelo Fundo Comunitário Europeu FEDER.
A minha experiência tem demonstrado que para um projeto de investigação ter muito sucesso têm, pelo menos, que se verificar três condições principais: (1) estarem associados ao projeto alunos de doutoramento e investigadores excelentes; (2) o projeto ter o financiamento necessário para o desenvolvimento de todas as tarefas; (3) o coordenador do projeto estar muito motivado e muito dedicado ao projeto.
O financiamento foi absolutamente essencial para o sucesso deste projeto, sem o qual, por exemplo, não seria possível construir o protótipo nem fazer a instalação piloto e, na sequência, a criação da Startup PAVNEXT.
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3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto é promovido pela Universidade de Coimbra e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), envolvendo um Investimento elegível de 185 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 157 mil euros.
4. Links
Artigo PAVENERGY - Soluções de Geração de Energia nos Pavimentos