H2SE - Hidrogénio de Sustentabilidade Energética
Em declarações ao COMPETE 2020, José Campos Rodrigues, Presidente da Direcção AP2H2 falou sobre o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que "transporta na sua matriz a promoção do conhecimento, a investigação, a inovação e utilização do H2 enquanto fonte de energia limpa". |
1. Enquadramento
O projecto H2Se apoiado pelo SIAC, surgiu num contexto internacional altamente favorável, em que é reconhecido ao Hidrogénio (H2), enquanto vector energético, um contributo decisivo para que os objectivos da neutralidade carbónica até 2050, assumidos na Conferência de Paris das Nações Unidas sobre as Alterações climáticas de 2015, possam vir a ser atingidos.
O Hidrogénio está hoje na Agenda Internacional e a AP2H2 congratula-se em contribuir para que o tema faça parte da discussão nacional em curso sobre a sustentabilidade energética e do debate na elaboração dos instrumentos que materializam o compromisso político nacional em cumprir os objectivos subscritos nomeadamente no contexto da EU. Falamos nomeadamente do RNC (Roteiro da Neutralidade Carbónica) e do PNEC (Plano Nacional para a Energia e Clima), em que, embora ainda de forma tímida, o H2 surge finalmente como vector energético a contemplar.
Internacionalmente verifica-se que recursos financeiros vultuosos, quer de grupos empresariais quer de instituições governamentais, são alocados quase diariamente a projectos de grande dimensão em torno das tecnologias do H2. Das aplicações industriais ao aquecimento doméstico, passando pela mobilidade (comboios, autocarros, viaturas, táxis, barcos, scooters, bicicletas... circulam um pouco por todo o mundo), materializam e dão visibilidade a soluções energéticas que recorrem ao H2. As iniciativas multiplicam-se. O H2 é reconhecido como um dos 7 pilares estratégicos que podem sustentar a competitividade da EU na economia global. Progressivamente esta realidade internacional (e europeia) vai integrar o quotidiano nacional, de forma bastante mais acelerada (esperamos) do que as políticas públicas já anunciadas o fazem prever.
2. Sobre o projeto
O apoio do SIAC à AP2H2 através do H2Se foi, e é, indispensável ao desempenho desta missão por parte da Associação, tornando possível fazer chegar informação relevante e actual a milhares de pessoas, através das suas Newsletters, Facebook, plataforma tecnológica, artigos em revistas, workshops e conferências.
O reconhecimento da associação, enquanto entidade de primeira linha na promoção do H2 ganhou uma nova dimensão, mensurável no interesse gerado em torno das iniciativas que desenvolve, pelos novos pedidos de subscrição da newsletter, gostos no Facebook e com a adesão de novas empresas associadas, com realce para empresas de grande dimensão.
O Projecto H2Se, liderado pela AP2H2, tem como parceiros o Instituto Politécnico de Portalegre e o INEGI. O Projecto iniciado em 2017, transporta na sua matriz a promoção do conhecimento, a investigação, a inovação e utilização do H2 enquanto fonte de energia limpa. O projecto compreende duas linhas estratégicas que ancoram um conjunto de acções através das quais se pretende alcançar o seu objecto.
- A primeira linha, virada para a promoção de informação e conhecimento da economia e das tecnologias do hidrogénio, é orientada para as empresas e centros de conhecimento que apresentem interesse em conhecer e utilizar as tecnologias do H2, os agentes e decisores de políticas energéticas e ambientais em Portugal, não esquecendo os consumidores finais, junto dos quais é indispensável a formação de opinião, uma vez que é deles que depende a criação de condições para a formação do mercado.
- A segunda linha de força do projecto é mais direccionada para iniciativas no âmbito da Inovação e Tecnologia, designadamente para estudos de interesse estratégico sobre a penetração do H2 no sistema energético (AP2H2), a sua avaliação económica (INEGI) e papel no armazenamento de energia (IPP).
3. Apoio do COMPETE 2020
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, o projeto >H2Se envolveu um investimento elegível de 269 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 229 mil euros.
4. Links úteis
Links Relacionados
Website