Regeneração ITV - Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na Fileira Têxtil e Vestuário

 

Promovido pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, o projeto Regeneração ITV - Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na Fileira Têxtil e Vestuário (R’ITV) pretende facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização.

 

 

O projeto compreende as Regiões Norte e Centro, por se tratar das zonas do país onde se concentram os principais atores relevantes na área do têxtil e vestuário.

É dirigido a:

Empreendedores com novas ideias de negócio

Empresários e colaboradores do sector do têxtil e vestuário que tenham novas ideias capazes de corporizar novos negócios;

As entidades relacionadas: associações, estabelecimentos de ensino, centros tecnológicos e demais entidades;

Estão previstas uma série de ações que pretendem contribuir para o esforço estratégico de regeneração da fileira têxtil e de vestuário nacional de onde se destacam:

. Elaboração de estudo "Empreendedorismo Qualificado e Criativo na fileira têxtil e vestuário: diagnóstico e visão prospetiva".

. Deteção, mapeamento e divulgação de oportunidades para empreender.

. Realização de estudos de caso de criação de novos negócios qualificados e criativos na fileira têxtil e vestuário.

. Realização de estudo de benchmarking internacional "Boas Práticas de Promoção do Empreendedorismo Qualificado e Criativo na fileira têxtil e vestuário na Galiza".

. Realização de ciclo de 8 seminários temáticos relativos a temas chave para o empreendedorismo qualificado e criativo na fileira têxtil e vestuário.

. Criação e gestão do helpdesk do empreendedor da fileira têxtil e vestuário.

. Realização de coaching de acompanhamento de novos projetos de empreendedorismo qualificado e criativo na fileira têxtil e vestuário.

. Realização de 2 eventos de apresentação e disseminação de resultados do projeto: "Empreendedorismo ao serviço da regeneração da fileira têxtil e vestuário".

Tratando-se de um projeto que procura modernizar um sector aos mais diferentes níveis, nomeadamente em todas as suas vertentes de produção, comercialização e internacionalização. Assim, podem beneficiar das ações do projeto empreendedores atuais e potenciais nas várias atividades da cadeia de valor têxtil e vestuário, nomeadamente:

. Indústria   . Comercialização e distribuição   . Criação, moda e design

. Tecnologias de informação e comunicação   . Ambiente, ecoeficiência e sustentabilidade

. Outros serviços especializados (engenharia, consultoria, etc)

 

Apoio

O projeto Regeneração ITV foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Clectivas (SIAC), com um Investimento elegível de 308 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 262 mil euros.

 

18º Fórum da Indústria Têxtil

O projeto Regeneração Indústria do Têxtil e Vestuário vai iniciar o seu desenvolvimento com a sua primeira aparição no “Fórum da Indústria Têxtil” que se realizará a 19 de outubro no Citeve sob o tema: "Novos Negócios para a fileira Têxtil e Moda". O fórum proporciona ao R’ITV a divulgação junto de atores do sector e seus diferentes intervenientes. O R’ITV aproveita este fórum para dar início aos  trabalhos ao nível do mapeamento de entidades interessadas no desenvolvimento de novas ideias e conceitos na fileira do têxtil e vestuário.

Mais Informações e atualizações sobre o projeto, aqui.

 

Conheça o promotor do Projeto R’ITV

A ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal é uma associação empresarial do direito privado, de âmbito nacional e fundada em 1975.

Sediada em Vila Nova de Famalicão, tem por objetivo fulcral realizar um conjunto de esforços e iniciativas que visam na sua íntegra contribuir para o desenvolvimento dos setores Têxtil e Vestuário de Portugal, bem como para o crescimento das empresas que representa, assegurando ainda a sua exposição junto das entidades públicas cuja atividade se revela de interesse para a indústria.

A ATP congrega mais de 500 empresas, as quais asseguram perto de 35 mil postos de trabalho e quase 3.000 milhões de euros de faturação, dois terços dos quais associados às exportações. A efeméride este ano celebrada justifica-se pela fundação, em 1965, de uma das entidades que deu origem à associação e que prevaleceu enquanto entidade jurídica. Porém, a ATP que hoje conhecemos resultou da fusão da APIM – Associação Portuguesa das Indústrias de Malha e Confeção, da APT – Associação Portuguesa dos Têxteis e Vestuário e da ANET – Associação Nacional das Empresas Têxteis (antigos Grossistas Têxteis).

A Associação, que conta já com meio século, comemorou os seus 50 anos com diversas iniciativas destacando-se o lançamento da brochura “Nos 50 Anos da ATP, a Indústria Têxtil Desafia o Futuro” onde nos é contada a história e a evolução da indústria têxtil e do vestuário, desde a Idade Média à Industrialização.

 

Fonte: ATP

27/09/2016 , Por Célia Pinto