Grupo Premium requalifica Hotel em Chaves

Apoio do COMPETE 2020 alavanca investimento do grupo hoteleiro português que visa requalificar o Aquae Flaviae, hotel que a marca detém em Chaves, através do aumento da classificação de 3** para 4** e do novo serviço de SPA, valendo-se da sinergia ímpar com as termas de Chaves, proporcionando assim um serviço diferenciador, focado no setor de saúde e bem-estar.

 

Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, Armando Ramos, presidente executivo do grupo Hotéis Premium sintetiza a estratégia levada a cabo pelo grupo e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto de requalificação do Hotel Aqua Flaviae. 

O projeto de reabilitação do Hotel Aquae Flaviae – Premium Chaves enquadra-se na estratégia de desenvolvimento e consolidação do grupo hoteleiro “Hotéis Premium”, estratégia essa que passa por situar a oferta hoteleira do grupo num segmento superior, oferecendo aos seus clientes um elevado padrão, tanto ao nível das instalações como dos serviços.

Assim, o projeto em causa visa devolver ao “Hotel Aquae Flaviae- Premium Chaves”, todo o seu glamour original, mas com uma visão atual da hotelaria e seus serviços.

O Grupo “Hotéis Premium” acredita e aposta no turismo de saúde e bem-estar, bem como na descentralização da oferta hoteleira de qualidade. O grande objetivo dessa intervenção de dimensões internacionais, é a valorização de um ativo e sua equipa, que são de extrema importância económica para a região em que se encontram inseridos. Embora ainda seja prematuro avaliar o impacto de tão profunda remodelação, visto as obras ainda estarem a decorrer, nota-se já uma crescente procura e uma satisfação dos hóspedes pelo produto de grande qualidade que é agora oferecido.

Quando as obras estiverem concluídas o “Hotel Aquae Flaviae – Premium Chaves”, irá oferecer aos seus clientes, além da grande qualidade ao nível da decoração e dos materiais utilizados e dos serviços oferecidos, novidades ao nível estrutural, como seja o SPA, um jardim suspenso com cerca de 2.500 m2, esplanadas com vistas fabulosas sobre a cidade e o Rio Tâmega, ginásio, salão de jogos, sala de TV com lareira e varanda panorâmica ligada a sala de pequenos-almoços.

Devido ao grande valor do investimento, cerca de cinco milhões de Euros, este projeto só se tornou possível graças ao apoio do COMPETE 2020, que acreditou e apoiou este projeto de grande importância para o turismo da região e para o património arquitetónico da cidade de Chaves.

 

O projeto
 
A reclassificação do Hotel Aquae Flaviae para um Estabelecimento Hoteleiro 4 estrelas, bem como todo o processo de integração das infraestruturas do Hotel com as infraestruturas das Termas de Chaves, constituir-se-á como fonte de diferenciação positiva junto do mercado, contribuindo assim para uma alteração substancial da qualidade dos serviços fornecidos aos hóspedes. 
Neste sentido foi definida uma intervenção, profunda a diferentes níveis, tendo como objetivo atribuir ao hotel não só novos programas de apoio e lazer, como também garantir um serviço diferenciado e de excelência, único na região. 
Para tal, definiu-se uma abordagem segundo três grupos de trabalho distintos mas complementares. 
  1. Um primeiro, mais exigente, de reorganização de algumas funcionalidades do hotel nos primeiros pisos, implicando assim algumas alterações no funcionamento atual da unidade. 
  2. Um segundo, decorrente do anterior, de requalificação dos espaços interiores, em especial toda a zona de acesso público, quer na sua decoração como na sua compartimentação e acessos. 
  3. O conjunto destas alterações implicam necessariamente um terceiro grupo de intervenções, centradas nas redes de infraestrutura existentes, aproveitando-se este momento para complementá-las com novos equipamentos e sistemas mais eficientes de aquecimento/refrigeração, telecomunicações e segurança.
De uma forma geral, os pisos superiores de quartos mantém a sua compartimentação inalterada, circunscrevendo a sua requalificação a nova decoração, mudança de revestimentos e integração de infraestruturas de forma coerente dos restantes espaços do hotel.
 
Muito embora o Hotel Aquae Flaviae - Premium Chaves concentre os seus esforços de desenvolvimento de mercado junto do segmento de Turismo de Saúde e Bem-Estar, é de notar que mesmo dentro deste segmento de mercado existem dois targets heterógenos: 
(i) os turistas clássicos de termalismo e bem-estar; e (ii) os turistas modernos de termalismo e bem-estar. 
Entre os chamados “turistas clássicos” encontramos os indivíduos que procuram um conjunto de ações terapêuticas indicadas e prestadas no estabelecimento termal. Já entre os chamados “turistas modernos” (ou de bem-estar) encontramos os indivíduos que procuram serviços de melhoria da qualidade de vida que, podendo comportar fins de prevenção de uma determinada doença, se encontram sobretudo ligados à estética, beleza e relaxamento, comummente prestados fora do estabelecimento termal e os que procuram uma dimensão inovadora do termalismo associada às propriedades e benefícios da água termal como fonte de bem-estar, relaxamento e descanso, com fins principalmente lúdicos e recreativos. 
 
Dada a diversidade de motivações e expetativas destes dois grupos, a estratégia do Hotel Aquae Flaviae - Premium Chaves, deverá ser distinta. Por outro lado, e com a introdução de um Wellness SPA no Hotel, constituindo-se assim como uma inovação de produto, será também necessário iniciar um novo programa de comunicação e marketing sob a perspetiva do Termoludismo que se constitui como uma inovação de marketing ao nível da Empresa. Finalmente, e tendo em consideração a dimensão de Sustentabilidade que se encontra subjacente a este projeto de investimento, com um conjunto de exemplos da economia circular (por exemplo, a utilização das águas termais para utilização no SPA e aquecimento de águas sanitárias), encontra-se também prevista a implementação de uma estratégia de comunicação baseada na sustentabilidade como parte da proposta de valor do hotel.
 
Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto é promovido pela Greatlabour – Lda e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 3,3 milhões euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 2,3 milhões euros.  
 
Links
 

11/07/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa
União Europeia