FIRE-ENGINE

Objetivos gerais  do projeto

Designado por FIRE-ENGINE - Flexible Design of Forest Fire Management Systems, o projeto tem como objetivo desenvolver métodos de desenho de soluções de proteção florestal (prevenção/combate) gerando contributos importantes para a melhoria dos sistemas de gestão de incêndios florestais, nos domínios das políticas públicas, da gestão e da engenharia. Este projeto mobilizou a experiência e conhecimento de gestão florestal, prevenção e combate a incêndios do grupo Portucel Soporcel, com as competências da Engineering Systems Division (ESD) do Massachusetts Institute of Technology (MIT), do INESC TEC/Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

 

Exemplos de  tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto

1.       Caracterizar a tipologia do regime de fogo em Portugal;

2.       Estimar o número de incêndios por distrito em função da meteorologia diária;

3.       Quantificar o efeito e longevidade dos tratamentos de combustível em eucaliptais;

4.       Desenvolver uma metodologia para medir a produtividade das brigadas de combate em função dos combustíveis e meteorologia;

5.       Desenvolver uma metodologia para compreender o impacto das atividades florestais alteração do risco de incêndio e sua transmissão espacial a áreas contiguas;

6.       Documentar as vantagens de considerar um desenho flexível para lidar com as incertezas do sistema de prevenção e combate a incêndios;

7.       Simular o impacto de alternativas de gestão mais flexíveis (prevenção / supressão);

8.       Desenvolver metodologia de otimização para a gestão florestal e para a gestão de recursos de prevenção e combate.

 

Outras informações de interesse

As reuniões de acompanhamento do projeto realizadas com os Stakeholders (parceiros externos) permitem constatar que os modelos desenvolvidos no âmbito do projeto reúnem todas as condições para serem adotados pelas instituições portuguesas com o objetivo de melhorar a eficiência, designadamente na arquitetura do sistema de proteção florestal, distribuição de orçamentos e regras de distribuição dos meios de combate.

 

Testemunhos

Tiago Oliveira, responsável Proteção Florestal do grupo Portucel Soporcel:

O suporte do grupo Portucel Soporcel ao projeto Fire-Engine (MIT-Portugal), financiado pelo COMPETE,  possibilitou a afirmação e consolidação da aposta no conhecimento científico na área da prevenção e combate a incêndios florestais. Realizado com o importante apoio do COMPETE, este projeto contribuiu para alargar e fortalecer as competências internas do Grupo e a rede de inovação, como foi o caso da colaboração com os Serviços Florestais Norte-Americanos. Os resultados alcançados permitem, de forma científica e robusta, suportar tecnicamente as medidas de melhoria a adotar pelo sistema nacional de prevenção e combate a incêndios e aumentar a eficiência interna dos nossos investimentos em proteção.

João Claro, Administrador do INESC TEC:

Para o INESC TEC, o projeto FIRE-ENGINE enquadra-se numa longa tradição de trabalho de Ciência e Tecnologia ao serviço da Sociedade. O projeto permitiu contribuir para que Portugal, o país europeu mais assolado anualmente por incêndios florestais, olhe de um modo mais integrado e mais fundamentado para este problema. A união de esforços das entidades envolvidas, com o valioso apoio do COMPETE, permitiu: diagnosticar desafios, tipificar cenários, identificar fatores determinantes, levantar dados de campo, e compilar dados de fontes secundárias; desenvolver ferramentas para apoiar a tomada de decisão na gestão de combustíveis, gestão da supressão, e gestão integrada do fogo; e analisar cenários representativos da diversidade dos desafios identificados, simultaneamente demonstrando as potencialidades dos resultados do projeto, e contribuindo com linhas de orientação desde já relevantes para a melhoria da prática da gestão de incêndios em Portugal.

27/10/2015 , Por Célia Pinto