TeleGEOM - Telemedicina, Georreferenciação e Gestão de Meios
O TeleGEOM destina-se a gerar, proteger e disponibilizar informação segura, fiável e em tempo útil aos intervenientes no processo de intervenção do INEM, por forma alcançar os melhores resultados possíveis com os recursos disponíveis.
Enquadramento
Cabe ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) coordenar o funcionamento de um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde através da prestação de socorro no local da ocorrência, do transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e da articulação entre os vários intervenientes.
O sistema é ativado sempre que alguém liga o 112. O 112 é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, entre outras, e é atendido em primeira linha por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP) que apenas canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
Os CODU do INEM respondem a múltiplos pedidos de socorro, assegurando o atendimento, a triagem e o aconselhamento de pré-socorro das chamadas que lhe sejam encaminhadas, bem como toda a atividade relativa à seleção e acionamento dos meios apropriados para prestação de cuidados de emergência médica e, ainda, o acompanhamento das equipas de socorro no terreno e o contacto com as unidades de saúde, preparando a receção hospitalar dos diferentes doentes.
Existe assim uma permanente necessidade por parte do INEM, enquanto coordenador das atividades de emergência médica e entidade de serviço público que garante a prestação de cuidados de emergência médica, em melhorar continuamente. Face a esta necessidade e com a preocupação da melhoria contínua na gestão do serviço de emergência médica e, consequentemente, na sua missão, o INEM desenvolve o projeto Telemedicina, Georreferenciação e Gestão de Meios – TeleGEOM.
O Projeto
O TeleGEOM destina-se a gerar, proteger e disponibilizar informação segura, fiável e em tempo útil aos intervenientes no processo de intervenção do INEM, por forma alcançar os melhores resultados possíveis com os recursos disponíveis.
Para tal, foram identificadas diferentes funcionalidades do TeleGEOM a solucionar desafios em diferentes etapas do processo de socorro à vítima e no apoio à gestão da operação e decisão estratégica do INEM.
O INEM espera com o projeto a definição e implementação de métodos automáticos e inteligentes que permitam ao operador do CODU rapidamente verificar a disponibilidade dos meios de socorro e suas características por localização geográfica, com a possibilidade de ativação automática do meio. Esta conjugação de fatores vai ter impacto direto na redução do tempo de socorro. O INEM procura ainda otimizar os tempos/processos desde que a equipa de socorro é notificada, até que esta chega ao local da ocorrência.
Embora todas as equipas tenham formação adequada para prestar socorro à vítima/doente, as suas competências são distintas, podendo ter impacto na qualidade das ações efetuadas para estabilizar a vítima/doente antes e durante o transporte até à unidade de saúde.
Para melhorar o apoio médico a estas equipas, o INEM irá, no âmbito do projeto, estabelecer um apoio remoto por Telemedicina entre um médico do CODU e a equipa no terreno, em que o médico possa, através de uma transmissão vídeo e áudio, observar a vítima/doente e obter os seus dados clínicos em tempo real, acompanhando á distância a equipa nas intervenções a efetuar.
Sempre que uma equipa transporta uma vítima/doente a uma unidade de saúde, é entregue um relatório preenchido manualmente numa aplicação informática. O INEM com o TeleGEOM verá implementado um procedimento informático para que o relatório possa ser preenchido de forma mais automática e transmitido à unidade de saúde de destino, ainda antes da chegada da vítima/doente para que tenham a equipa e meios internos preparados para a urgência. Esta ferramenta informática, pela antecipação de ações que permite, poderá ter um significativo impacto na redução do tempo necessário até que o paciente seja devidamente tratado no serviço de urgência médica, podendo, no limite, salvar vidas por questões de segundos.
Além do aumento na qualidade do serviço das suas operações, o INEM pretende também obter informações adequadas à gestão da operação da sua frota. Saber a localização e estado de um meio em tempo real, conhecer com rigor os tempos que as equipas demoram a sair da sua base, ou as distancias que um meio fez numa missão, facilita o processo de gestão e operação da frota e meios do INEM.
O INEM pretende ainda com o projeto proceder à identificação de especificidades de interligação dos sistemas existentes, informáticos ou eletrónicos, e a definição e implementação de standards protocolares bem como a implementação de medidas, tecnologias e procedimentos para incremento da segurança tecnológica dos seus meios informáticos melhorando assim a confiabilidade, integridade e confidencialidade de dados vitais dos utentes.
Apoio
Projeto promovido pelo INSTITUTO NACIONAL DE EMERGENCIA MEDICA, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), envolvendo um Investimento elegível de 909 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 518 mil euros.
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