U.NORTE GATEWAY

Partilhando práticas e recursos entre as universidades do Consórcio U.Norte.pt. o projeto visa a modernização dos serviços administrativos, a consolidação de recursos adstritos à gestão, preservação da informação e a partilha de práticas e recursos entre as universidades daquele Consórcio.

 

Enquadramento

O novo código de procedimento administrativo (CPA) introduz aspetos muito pertinentes e com significativo impacto na administração eletrónica.

Torna-se assim necessário que as universidades disponibilizem meios eletrónicos de modo a que os interessados possam realizar uma série de atividades, que podem ir desde uma consulta a um pagamento em plataformas tecnológicas seguras e robustas, capazes de proporcionar, com simplicidade e rapidez, o acesso a informação íntegra, fiável e autêntica, suscetível de ser preservada e acedida no longo termo.

A gestão administrativa dos processos deve, portanto, suportar-se globalmente nos meios eletrónicos.

O cumprimento da missão e dos objetivos das universidades, a eficiência e eficácia dos serviços prestados, a satisfação do cliente (interno e externo), a racionalização e otimização dos recursos disponíveis, sejam eles tecnológicos, financeiros, humanos ou informacionais, entre outros, configuram-se como decisivos no contexto atual.

A modernização dos serviços prestados afigura-se como um vetor fundamental, constituindo, de facto, um desafio extremamente abrangente e que implica o reequacionamento dos processos organizacionais e dos recursos utilizados.

 

Projeto

O projeto U.Norte Gateway é promovido pelas três Universidade que integram o consórcio U.Norte.pt, designadamente a Universidade do Porto (U.PORTO), Universidade do Minho (U.Minho) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O projeto visa a modernização dos serviços administrativos, a consolidação de recursos adstritos à gestão, preservação da informação e a partilha de práticas e recursos entre as universidades daquele Consórcio.

Deve ser dada especial atenção ao atendimento digital assistido, tal como o CPA preconiza, entendendo-se que esse atendimento assistido deve ser garantido com a criação de material multimédia que possa auxiliar os cidadãos no acesso e na interação dos sítios online, criados pelas três universidades.

O objetivo será maximizar a utilização da crescente oferta dos serviços digitais que são disponibilizados pelo consórcio, privilegiando a vertente de apoio e da formação. Este atendimento assistido permitirá a adesão e a navegação no balcão de atendimento virtual das universidades, a submissão de formulários online, a consulta de processos em formato digital, bem como a consulta de Regulamentos, Normas ou outros, de interesse para o cidadão/comunidade académica.

Os serviços disponibilizados pelas três universidades privilegiarão a ligação à plataforma iAP, enquanto plataforma de integração transversal à Administração Pública, doravante designada de AP, para consumo de webservices disponibilizados por e para outras entidades, enquanto gateway de SMS para a Administração Pública, bem como com a plataforma de pagamentos (PPAP).

Privilegiar-se-á, ainda, a utilização de mecanismos de identificação eletrónica – cartão de cidadão, chave móvel digital e sistema de certificação de atributos profissionais – e recurso ao mecanismo de single sign-on através do fornecedor de autenticação da AP disponibilizado através da plataforma iAP.

O alinhamento estratégico entre as universidades do consórcio U.Norte.pt nestas matérias permitirá incrementar valor, impulsionar a racionalização e modernização administrativa tirando partido das TIC, nomeadamente pela desmaterialização dos processos organizacionais, substituindo o papel sempre que possível, automatização dos processos e formas de comunicação, assegurando a adequada preservação da informação.

Com o projeto pretende-se atingir os seguintes objetivos:

- Modernizar os serviços administrativos, alargando a abrangência dos balcões únicos integrados existentes;

- Consolidar os recursos adstritos à gestão e preservação da informação gerada, ao longo de anos, no âmbito dos serviços administrativos e de apoio;

- Consagrar o princípio da prestação digital de serviços públicos como regra, e dar um impulso decisivo com vista à conclusão dos esforços empreendidos com essa mesma prestação digital de serviços públicos, disponibilizando um conjunto de recursos digitais multimédia que ajudem o cidadão a utilizar os serviços administrativos digitais;

- Partilhar práticas e recursos entre as universidades do Consórcio U.Norte.pt, obtendo assim ganhos de eficiência por efeito do fator escala.

 

O consórcio U.Norte.pt

Na sequência do memorando de entendimento assinado em 10 de abril de 2014, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), a U.PORTO, U.Minho e UTAD desenvolveram conversações tripartidas com vista à criação de um consórcio que permita o aprofundamento da articulação estratégica entre estas instituições.

O consórcio, designado por UNorte.pt, tem por objetivos a concertação estratégica e operacional nos domínios:

- dos objetivos institucionais de médio/longo prazo, com identificação de áreas de cooperação e de atuação conjunta, de que reveste exemplo a modernização administrativa;

- da oferta educativa, potenciando projetos conjuntos, nomeadamente em domínios de formação emergente ou nos de procura reduzida;

- das plataformas e da produção de conteúdos para ensino à distância e cursos on-line;

- da mobilidade de estudantes;

- da investigação, seja pelo reforço da massa crítica, seja pela complementaridade de recursos e projetos existentes;

- da partilha de recursos humanos docentes, investigadores e não docentes;

- da participação ativa e concertada na concretização das estratégias regionais e transregionais, que deverão ser consentâneas com os planos estratégicos institucionais, sem descurarem o potencial envolvimento de outras instituições de ensino superior da região e outras entidades públicas e privadas;

- da promoção internacional conjunta da Região Norte como espaço de formação superior de referência e de investigação e de desenvolvimento de excelência, incluindo a realização de ações conjuntas para atração de estudantes e investigadores estrangeiros;

- da promoção do empreendedorismo académico;

- do investimento em áreas de interesse comum como, por exemplo, bases de dados ou infraestruturas científicas;

- da representação conjunta em redes transnacionais;

- da promoção do desporto universitário, incluindo a organização conjunta de grandes eventos internacionais;

- da ação social escolar;

- da organização de iniciativas culturais.

A sua concretização permitirá que as três instituições, continuando a ser entidades autónomas e com estratégias próprias, tirem partido de um reforço da articulação conjunta em domínios considerados de interesse mútuo.

 

Apoio

O projeto promovido pelas três Universidade que integram o consórcio U.Norte.pt, designadamente a Universidade do Porto (U.PORTO), Universidade do Minho (U.Minho) e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização Administrativa (SAMA), envolvendo um Investimento elegível de 2.786 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 2.368 mil euros.

 

Artigos relacionados

Ficha de projeto aqui

Artigo “Consórcio UNorte.pt” in UTAD

 

04/04/2017 , Por Célia Pinto