“A joalharia portuguesa está a atravessar uma fase de renovação e projeção internacional”

Entrevistámos Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal que comentou a atualidade do setor e falou sobre o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 “Jewellery Responsible Land”.

 

 

 

Secretária Geral da AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal desde 2008, exerceu funções de coordenação da Associação Pólo de Competitividade da Moda no âmbito de um projeto da medida EEC, apoiado pelo Programa POFC/QREN. 

Coordena desde 2015 os programas conjuntos de internacionalização do setor da ourivesaria e dirige projetos como o “Ourivesaria no 3.0”, “What’s coming next?”, “Gold Win together”, “Ourivesaria on the move” e “Ourivesaria XXL” promovidos pela AORP e que visam a qualificação do setor da ourivesaria.

É desde 2015, vice-presidente da Federação Europeia de Ourivesaria.

 

 

 

Síntese do projeto

Jewellery Responsible Land é o projeto que visa contribuir para aprofundar o processo de internacionalização da Portuguese Jewellery,com mais vendas,mais mercados,mais consumidores e maior sensibilização das empresas nacionais com uma viragem para a promoção da responsabilidade e sustentabilidade.

A Portuguese Jewellery foi criada para apoiar a internacionalização da ourivesaria de Portugal. Desde o seu lançamento em finais de 2012, como marca coletiva, tem vindo a evoluir numa configuração dinâmica para acompanhar a realidade setorial e aproveitar as oportunidades para crescer. O desenvolvimento está a ser paralelo ao do crescimento do próprio setor. Um setor que ainda em 2008 sofria fortes constrangimentos devido a um certo isolamento, desajuste com o mercado e sobreexposição a um mercado nacional em franco decréscimo.

O processo de branding coletivo arrancou com o apoio do SIAC, focado na promoção das capacidades criativas, nos domínios do design e da moda que são geralmente pouco reconhecidas. A marca foi lançada a nível mundial, com um enfoque especial nos principais mercados de exportação e de atuação das PME nacionais: Espanha, França e Alemanha, com maior repercussão nas feiras internacionais da especialidade com maior presença nacional. A indústria nacional tem passado, nestes últimos anos, a assistir à chegada de muitos novos atores, geralmente novas empresas mais vinculadas com o design, os negócios digitais e a aproximação à indústria da moda, da arte, das indústrias culturais.

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Jewellery Responsible Land” é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Coletivas, com um investimento elegível de 551 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 469 mil euros.

 

Links úteis

AORP - Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal  

10/10/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia