RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta

O projeto RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas tem como objetivo principal o desenvolvimento de componentes robóticos e de uma plataforma móvel modular e extensível, que permita no futuro disponibilizar soluções comerciais para vinhas de encosta capazes de executar de forma autónoma operações de:

  1. Monitorização
  2. Logística
  3. Colheita seletiva
  4. Controlo de crescimento do enrelvamento
  5. Pulverização e Fertilização de forma autónoma
  6. Monda, poda, desponta e pré-poda

A elevada complexidade e desafio no desenvolvimento de uma solução única capaz de efetuar todas estas operações, impulsiona neste contexto o consórcio do RoMoVi numa primeira fase a desenvolver e a validar o protótipo em apenas dois contextos de aplicação: a Monitorização e Logística.

O RoMoVi ambiciona resolver o problema fundamental das vinhas de encosta, que apresentam condições extremas de atuação (grandes inclinações do terreno e amplitudes térmicas, difíceis acessos, etc), e a necessidade de muita mão-de-obra, resultando em custos de produção muito elevados.

O principal desafio técnico do projeto RoMoVi  é a elevada inclinação do terreno nestas vinhas, que oculta os satélites GPS impossibilitando a sua utilização durante algumas horas por dia e exige estruturas mecânicas muito estáveis. Serão portanto desenvolvidas estratégias de navegação guiadas por imagem, métodos de geração de trajetória específicos e uma estrutura robusta com baixo centro de massa. Além disso, atendendo à alta pedregosidade a plataforma terá capacidade de ultrapassar obstáculos de forma passiva. Finalmente, a feroz competitividade do setor exige que as máquinas sejam de baixo custo e polivalentes para maior rentabilidade do investimento.

Assim, o RoMoVi visa desenvolver uma plataforma simultaneamente de baixo custo e extremamente modular e versátil para poder integrar os mais diversos tipos de payload, tanto sensors como atuadores. Serão demonstradas duas aplicações através de um protótipo com capacidades de monitorização e logística.

A competitividade a médio/longo prazo deste sector vitivinícola, que conta com uma representação de cerca de 12% da vinha europeia e produz vinhos de elevado valor, depende do desenvolvimento de uma plataforma com grande nível de autonomia, modularidade e robustez como o RoMoVi.

 

Apoio

O projeto RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1 027 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 697 mil euros.

 

Consórcio

A abordagem na constituição do consórcio e parceiros do projeto derivou da necessidade de se agregar um conjunto de conhecimentos e capacidades complementares que suportem o desenvolvimento do projeto. Assim, o projeto inclui uma entidade especializada em cada área critica do projeto, nomeadamente PME e centros de conhecimento, que constituem o potenciar e criar sinergias que permitem uma maior inovação em toda a cadeia de valor do projeto. No projeto RoMoVi, as entidades envolvidas são:

Promotor

TEKEVER II AUTONOMOUS SYSTEMS, LDA

Co-promotores

 - INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

 - ADVID Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense

24/01/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro