MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado

 

O projeto MaxCut4Fish tem como principal objetivo investigar e desenvolver um sistema inteligente de corte automático de pescado congelado com propriedades superiores em termos de aproveitamento máximo das peças a cortar, tempo, fiabilidade e consistência do corte, qualidade das postas finais e mínima necessidade de intervenção humana, promovidas pela incorporação de tecnologia state-of-the-art em termos de visão computacional, automação sensorial e controlo.

A solução MaxCut4Fish prevê, então, dois cenários:

  1. o sistema é calibrado para otimizar o corte tendo como parâmetro de entrada o peso (pré-definido) das postas, e
  2. o sistema é calibrado para otimizar o corte tendo como parâmetro de entrada a espessura (pré-definida) das postas. É também uma meta a atingir, desenvolver novos métodos para a análise da qualidade/estado de frescura (saúde) do peixe no momento a seguir ao corte.

Estes dois cenários, com a possibilidade de coexistência num ambiente real, em que a máquina estará em pleno processo de corte, justificam a necessidade de que o sistema de corte seja modular, possibilitando que um dos módulos esteja a cortar as postas de acordo com o peso pretendido para cada uma delas, enquanto outro módulo poderá estar a cortar de acordo com as medidas (dimensões) pretendidas. A modularidade permite ainda efetuar manutenções alternadas (programadas) sem que nunca se verifique uma paragem completa do equipamento.

As vantagens competitivas deste sistema inteligente de corte, apresentam-se como estratégicas para as organizações copromotoras do projeto MaxCut4Fish, na medida em que permitirão às mesmas, conquistar quota de mercado, diversificar a carteira de clientes, aumentar a produtividade, reforçar a sua estratégia de I&D, aprofundar e consolidar know-how técnico e cientifico, alargar e explorar a sua rede de colaboração e, por último, fortalecer novas colaborações futuras em temáticas adjacentes e/ou complementares.

 

Apoio

O projeto MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado, foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 820 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 536 mil euros.

 

Consórcio

Para a implementação do projeto MaxCut4Fish foi constituída uma equipa de investigadores e técnicos com conhecimentos consolidados e experiência comprovada nas áreas de I&D consideradas, provenientes de três promotores nacionais:

Promotor - SIROCO-SOCIEDADE INDUSTRIAL DE ROBOTICA E CONTROLO S.A., com sólidos conhecimentos e ampla experiência no desenvolvimento e produção de equipamentos industriais para diferentes setores de atividade, bem como com canais de promoção e distribuição próprios em diferentes mercados geográficos;

Copromotores

 - CCG/ZGDV - Centro de Computação Gráfica, com conhecimentos académicos e científicos e prática de investigação aplicada no domínio de Computer Vision Interaction and Graphics, focando particularmente o estudo e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que abrangem todo o ciclo desde a captura de sinais até à sua interpretação e resultante ação.

 - Gelpeixe, com conhecimento próprio relativamente aos constrangimentos dos sistemas de corte presentes no mercado à maximização da produção, e com linhas produtivas próprias e com condições para testar, em ambiente real e industrial, o protótipo a desenvolver.

 

Artigos relacionados

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projeto MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático (projeto nº 017664), financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e Lisboa 2020 - Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, nas seguintes condições: ÁREA CIENTÍFICA: Computer Vision, Mathematical Modeling, Linear Optimization. 

Referência da Bolsa  BIM/MaxCut4Fish_01/2017 com candidaturas até 31-01-2017. Aceda ao Quadro da Bolsas disponibilizado no nosso site  AQUI

 

24/01/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro