"TERRY_Advance" Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados
Projeto
O projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados tem como objetivo o desenvolvimento de um novo conceito de felpos, que potencie a absorção e sua velocidade da estrutura de felpo, realçando a sensação de secura, toque suave e agradável ao uso, incorporando diversas funcionalidades consoante o tipo de aplicação. Este desenvolvimento será centrado no princípio de estruturas tridimensionais e multifuncionalidade.
As três linhas a desenvolver no âmbito deste projeto são:
- Linha de felpos para a casa de banho de uso comum em particular hotéis e spas direcionados para saúde e bem-estar, com design irreverente e função de acordo com a sua aplicação.
- Linha de felpos para atividade desportiva com design arrojado e adaptado à prática desportiva, com design irreverente e função de acordo com a sua aplicação.
- Linha de felpos para a praia/piscina com design irreverente com design e função de acordo com a sua aplicação.
A Mundotêxtil pretende oferecer produtos de felpo diferenciadores ao nível dos materiais (em número e tipo) e tecnologia, customizados ao nível da apresentação, design de produto e distribuição das funcionalidades, uma verdadeira inovação nas soluções dos tecidos de felpos para diversos segmentos de mercado. Estas novas linhas capacitam a Mundotêxtil para enfrentar a competitividade feroz do mercado internacional.
Há que realçar, o vasto conhecimento técnico que a Mundotêxtil tem adquirido ao longo dos anos nas áreas-chave de desenvolvimento de estruturas de tecidos de felpos e na exploração de mercados dos têxteis-lar, bem como pelos conhecimentos adquiridos pela entidade de investigação associada ao projeto, a TecMinho, em áreas relacionadas com a absorção e transporte de líquidos em estruturas fibrosas, principalmente aplicadas ao vestuário desportivo e à incontinência urinária.
A TecMinho, por meio da equipa do Fibrenamics, tem estudado profundamente este tipo de materiais e os fenómenos associadas ao toque e à absorção e gestão de humidade em diversas aplicações. O conhecimento sobre estruturas fibrosas tridimensionais e as técnicas de patchwork, têm como objetivo o de comunicação de líquidos entre materiais, de modo a favorecer a sua absorção, assim como a possibilidade de introduzir outras funcionalidades, que desempenharão igualmente um papel importante, que levarão à obtenção de uma gama de produtos completamente inovadores orientados para segmentos de mercado especializados.
Com o desenvolvimento deste projeto, a Mundotêxtil pretende introduzir na sua metodologia de trabalho, um caráter inovador ao nível de conceito de desenvolvimento de produtos e de processo. Destacam-se os seguintes graus de mudança e de inovação do projeto:
- Diversificar os mercados da empresa, atualmente com foco em têxtil-lar convencionais, derivando para felpos customizados e tecnológicos;
- Diversificar o domínio de aplicação da tecnologia com integração de materiais funcionalizados e estruturas fibrosas avançadas;
- Adquirir competências, tecnologias e know-how para a produção de estruturas fibrosas tridimensionais orientadas;
- Integração em rede de competências na área do desenvolvimento de estruturas fibrosas tecnológicas, podendo ser utilizadas por mercados especializados, como o desporto e o turismo.
A fibra a estrutura e o acabamento
O objetivo das indústrias produtoras deste tipo de tecidos centra-se na obtenção de tecidos de felpo com uma alta capacidade de absorção, recorrendo ao uso de fibras hidrofilias longas e finas para produzir tecidos macios e volumosos. Há então, que ter em conta no desenvolvimento de felpos: a fibra, a estrutura e o acabamento.
A fibra é a base de qualquer produto têxtil, sendo que as mais utilizadas são: o algodão, o linho e a viscose.
A estrutura dos felpos é tridimensional (conjunto de fibras integradas e organizadas com uma orientação multiaxial), com vários planos direcionais, o que permite trabalhar em vários planos dimensionais, de forma a potenciar as propriedades e características dos produtos finais. Os felpos caraterizam-se por argolas em uma ou em ambas as faces do tecido.
O acabamento pode ser dividido em duas categorias: mecânico e químico.
O acabamento mecânico é aquele que altera as propriedades dos tecidos apenas por ação mecânica, geralmente sem introdução de produtos químicos, e.g.: laminagem, cardação, esmerilagem, calandragem e/ou mercerização podem favorecer as caraterísticas físicas dos materiais, tais como o toque, o aspeto, o design, assim como as propriedades mecânicas.
O acabamento químico baseia-se na aplicação de substâncias que vão reagir com as fibras ou cuja presença altere as propriedades do material. O estudo prévio de patentes, realizado para elaboração do projeto confirmou o carácter inovador dos produtos a desenvolver.
A gama de produtos que a Mundotêxtil irá desenvolver, utilizando as tecnologias já apontadas, desempenhará funções nunca antes pensadas para estruturas de felpo.
A Mundotêxtil considera que qualquer pessoa poderá ser um potencial utilizador do seu produto.
Apoio
O projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados, foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente projetos individuais, com um Investimento elegível de 483 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 271 mil euros.
Equipa
Para a implementação do projeto TERRY_Advance – Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados foi constituída uma equipa de investigação composta por elementos internos à Mundotêxtil, e por elementos do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), da Universidade do Minho, mais propriamente do Grupo Fibrenamics, representados neste projeto pela TecMinho.
Artigos relacionados
- Bolsa de investigação aqui
- Produtos inovadores da Mundotêxtil na RTP aqui
- MundoTêxtil - Indústrias Têxteis, SA a apresentação na página da COTEC aqui