Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017
A ADIRA AM foi a vencedora do Prémio Inovação COTEC. Trata-se de uma máquina de fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão, que utiliza duas tecnologias de fabrico avançadas e disruptivas.
Enquadramento do Prémio
Com um número recorde de candidaturas (55), o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017 visa premiar bens ou serviços dirigidos a mercados globais, desenvolvidos por empresas que operem em Portugal, em resultado da sua atividade consistente e continuada de inovação empresarial levada a cabo no país. “Inventar o Futuro – Liderar pela inovação colaborativa” foi o tema do 14.º Encontro Nacional de Inovação organizado pela COTEC Portugal, que se realizou no dia 16 de maio, no CEiiA, em Matosinhos.
Durante o Encontro foi entregue o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017, tendo esta edição incluído a distinção Born from Knowledge (BfK), BfK Awards. Trata-se de uma iniciativa da ANI – Agência Nacional de Inovação e do MCTES para a distinção de produtos “nascidos do conhecimento” que resultem das atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) desenvolvidas pelas empresas em colaboração com entidades do Sistema Científico e Tecnológico.
Produto vencedor
A Adira AM - Additive Manufacturing foi a grande vencedora do Prémio Produto Inovação COTEC-ANI 2017. A ADIRA, empresa de metalurgia e metalomecânica do Porto, distinguiu-se das restantes finalistas com um produto capaz de produzir peças metálicas complexas e de grande dimensão, com uma pegada de carbono muito menor graças à utilização de duas tecnologias de fabrico avançadas e disruptivas.
O produto que venceu a 10.ª edição deste prémio foi destacado pela organização pelo "conceito diferente" e pelo "sistema único que utiliza tecnologias de elevado fator de inovação num sector de grande crescimento", aplicando ainda duas tecnologias de fabrico "avançadas e disruptivas, integradas num mesmo sistema híbrido".
Links Úteis
Notícia "SLMXL: A aposta da Adira no fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão"