Portugal Ventures abre a 5.ª edição do Programa +Inovação +Indústria

 

Cubo e Graphenest são os novos investimentos da Portugal Ventures através do Programa +Inovação +Indústria, iniciativa que visa desenvolver o investimento de capital de risco nos setores tradicionais da economia nacional, através do apoio à criação de novas realidades empresariais inovadoras e com potencial de competição nos mercados globais.

A CUBO - Environmental Technologies S.A. é uma empresa que produz e comercializa unidades compactas e modulares de tratamento de águas para consumo e águas residuais (ETA’s e ETAR’s compactas). É uma tecnologia robusta e compacta, fruto da nossa engenharia, que utiliza os padrões de tratamento mais atuais, garantindo a mesma eficácia de tratamento das grandes instalações fixas/tradicionais, com a vantagem de serem modulares, de fácil instalação, operação, manutenção e transporte. Com este tipo de equipamentos e com estas características, é possível oferecer uma solução para que muitas populações que estão longe dos grandes centros urbanos, possam finalmente ter acesso a um bem tão importante e imprescindível.

A CUBO encontra-se direcionada e vocacionada para os mercados em desenvolvimento e que necessitem deste tipo de estruturas, mas também para mercados desenvolvidos, principalmente para o sector industrial e do turismo. “A CUBO pretende entrar nestes mercados e afirmar-se como referência neste tipo de equipamentos e continuar de forma sustentável o desenvolvimento de novos produtos.

O apoio da Portugal Ventures é fundamental para podermos alavancar a vertente comercial deste projeto, em mercados tão desafiantes como África, Ásia e América do Sul.”, afirma o CEO Pedro Magalhães.

A Graphenest desenvolveu uma tecnologia para a produção em larga escala de grafeno e seus derivados funcionais, inserindo-se na área dos nanomateriais. Esta tecnologia assenta numa nova abordagem ao estado da técnica, dando à Graphenest uma vantagem extremamente competitiva no mercado internacional, pois permite comercializar o material a uma fracção do custo atual.

Visando a inovação, nos mercados da energia e da electrónica, a Graphenest apostará em parcerias para a investigação e desenvolvimento de aplicações emergentes baseadas no grafeno. “O investimento da Portugal Ventures permitirá a projeção internacional da empresa dentro dos mercados identificados, devido à sua experiência e vasta rede de contactos.

A ambição da Graphenest é ser líder de mercado com produtos de elevada qualidade, atendendo às necessidades dos clientes”, afirma o fundador e CEO Vitor Abrantes. Depois do sucesso da Call For Entrepreneurship, já na sua décima terceira edição, a Portugal Ventures dirige-se agora também à capacidade empreendedora existente nos setores mais tradicionais da economia nacional, com o objetivo de aumentar a capacidade de inovação empresarial, possibilitar a sua rápida progressão nas cadeias de valor e incentivar a cooperação com o sistema cientifico e tecnológico nacional (SCTN) com vista a dar respostas aos desafios da indústria nacional.

Nas três primeiras edições desta nova iniciativa da Portugal Ventures ocorreram: 276 registos na plataforma, 91 candidaturas e um potencial de investimento de 53.5 M euros.

As candidaturas da quinta chamada de projetos estão abertas de 21 de setembro a 22 de outubro de 2015 em www.portugalventures.pt.

Com o Programa +Inovação +Indústria, a Portugal Ventures pretende dar um impulso decisivo à valorização económica do conhecimento científico e tecnológico aplicado aos setores tradicionais da economia nacional, nomeadamente a groindústria, Florestal, Habitat, Química, Cerâmica, Têxteis e Confeções,Metalomecânica e Metalurgia, contribuindo assim para a sua modernização e maior potencial de competição nos mercados globais.

O Programa +Inovação +Indústria fomenta a criação de novas empresas, constituídas por quadros técnicos empresariais e investigadores do SCTN, que tenham a ambição de vir a desenvolver, produzir e comercializar nos mercados globais novos equipamentos, produtos e serviços inseridos nas cadeias de valor industriais e com clientes com potencial interesse demonstrado.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento até 1.5M€, aplicado por tranches de capital mediante o cumprimento de objetivos de execução do plano de negócios.

As candidaturas estão abertas e terminam a 22 de outubro de 2015.

Link: Saiba mais em www.portugalventures.pt.

23/09/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia