Plataforma NAU é Finalista dos Portugal Digital Awards 2021
Entre 300 candidaturas, a NAU foi nomeada pela IDC Portugal e pela Axians como um dos projetos nacionais mais disruptivos e inovadores. O projeto concorreu à área de educação, na categoria Best Education Project e destacou-se entre os 38 melhores classificados, na 6ª edição dos Portugal Digital Awards.
Já pode assistir à apresentação resumida feita ao júri do concurso, por João Gomes, Diretor dos Serviços Avançados FCCN | FCT.
A plataforma NAU é dedicada ao ensino e formação online dirigido a grandes audiências. É um serviço da Unidade da Computação Científica (FCCN) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que contribui de forma significativa para a promoção da língua portuguesa como veículo de transmissão de conhecimento.
1. Enquadramento
Segundo João Gomes, a “Nau – Sempre a Aprender está a afirmar-se como a plataforma de referência de cursos massivos em português, num cada vez maior número de áreas do conhecimento”. O Diretor dos Serviços Avançados da FCCN garante que o contributo do COMPETE 2020 foi decisivo para esta nomeação e para o estatuto de finalista atribuído à Plataforma NAU. Pelas suas palavras, “é um incentivo para continuarmos a perseverar, a crescer e a rentabilizar cada vez mais o financiamento semente que nos foi confiado.”
Acrescenta ainda que o apoio disponibilizado pela COMPETE 2020 permitiu à Unidade FCCN fazer uma boa gestão dos recursos disponíveis, apostando na visibilidade e afirmação do projeto.
A NAU disponibiliza cursos sobre as mais diversas áreas do saber e apresenta agora um crescimento médio de 4000 novos utilizadores por mês. A plataforma está aberta ao público em geral e conta com 148.000 utilizadores registados desde 2019. Reúne ainda um total de 49 entidades parceiras produtoras de conteúdos.
Até ao momento, a NAU regista um total de 235 cursos e mais de 293.000 matrículas, com 134.658 certificados emitidos por cursos completados.
O propósito do evento Portugal Digital Awards é reconhecer e premiar a excelência das empresas, das suas equipas e líderes que, com visão e audácia, conduzem os seus negócios e serviços para uma transformação digital. Este processo eleva a capacidade de adaptação das empresas e é um alerta para a necessidade de modernização dos mercados e áreas de trabalho.
O financiamento COMPETE 2020 tem sido fundamental para a obtenção dos expressivos números e impacto da Nau – Sempre a Aprender, através do investimento na infraestrutura, na componente pedagógica & no marketing, afirmando o português como língua do conhecimento a nível nacional e internacional.
Assim, construímos uma plataforma de ensino à distância, utilizável por várias entidades parceiras, responsáveis pela informação e conteúdos dos cursos disponíveis.
Entidades como a DGS; INA; Secretaria-Geral da Educação e Ciência; FCT, DGE & IEFP, marcaram o início desta jornada e são as fundadoras da Plataforma NAU, estando associadas ao cofinanciamento inicial da plataforma através do COMPETE (https://www.fccn.pt/inovacao/projeto-nau-financiamento-sama/).
Os seus contributos e formações potenciaram a visibilidade do projeto junto de entidades privadas, da Administração Pública e das Instituições de Ensino Superior.
2. Apoio do COMPETE 2020
Cofinanciado no âmbito do Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública (SATDAP), o projeto NAU envolveu um investimento elegível de cerca de 1,2 milhões de euros e um incentivo FEDER de 689 mil euros.