PME conhecem soluções para financiamento complementar dos projetos candidatos ao COMPETE 2020

Negociar com a banca opções de financiamento suplementar para completar os projetos submetidos ao COMPETE 2020 pode ser a forma de viabilizar e concretizar uma ideia de negócio. O “Fórum Empresarial - Portugal 2020”, do Millennium BCP, que a AIP acolheu no dia 31 de maio, serviu para explicar os instrumentos de apoio às empresas e deu a conhecer dois casos de sucesso no Portugal 2020 – a Biosurfit e a UOY Têxtil Designers. 

Vítor Neto, vice-presidente da AIP, aconselhou os empresários a não desistirem de investirem nos seus projetos e nas suas empresas, mesmo que o precisem de fazer em períodos adversos como o que atravessamos.

“Em relação aos fundos comunitários, a AIP tem uma posição muito clara”, começou por dizer Vítor Neto quando interveio na abertura do fórum, realizado na sede da AIP, em Lisboa.

“Sabemos que há limitações, que é extremamente difícil e complexo organizar as candidaturas, ter sucesso e utilizar os fundos”, admitiu o dirigente ao convidar as empresas a recorrem aos diversos instrumentos de apoio existentes, no âmbito do COMPETE 2020, e às quatro formas de financiamento complementar disponibilizadas sobretudo pela banca: “Apesar de todos estes constrangimentos, dizemos que é necessário fazer um esforço para os utilizar. Porque, se partirmos do princípio que é difícil e complexo, e que nem vale a pena tentar, isso é um erro para as próprias empresas. Hoje, elas têm quatro formas de financiamento: autofinanciamento, que nem sempre é possível; negociar com a banca formas de financiamento; utilizar os fundos comunitários; e uma quarta, um combinado destas três primeiras soluções. Devemos estar atentos a todas estas possibilidades, tentando utilizá-las”.

As empresas e o país “precisam de investimento”, sublinhou Vítor Neto, exortando os empresários presentes no encontro a fazê-lo. “Não podemos parar os nossos negócios. Se o fizermos prejudicamos todos e criamos desemprego”, concluiu.

O fórum contou também com intervenções de Miguel Magalhães Duarte e Gonçalo Regalado, respetivamente, secretário-geral e diretor de marketing de empresas do Millennium bcp, e de Ricardo Banha, coordenador na Área dos Sistemas de Incentivos às Empresas. O programa incluiu ainda o testemunho de duas empresas com experiência de Portugal 2020: Biosurfit, por João Garcia da Fonseca, e UOY Têxtil Designers, por Paulo Pinho.

O COMPETE 2020 é um programa temático do Portugal 2020 orientado para apoiar projetos que contribuam para aumentar a competitividade económica de Portugal, mobilizando e potenciando os seus recursos e competências.

 

Fonte: AIP Online

02/06/2016 , Por Cátia Silva Pinto