Overbooking em Londres
Tecidos, malhas e acessórios para confecção made in Portugal, estarão em destaque na próxima edição da The London Textile Fair. Entre os 400 expositores que irão apresentar as principais novidades das suas colecções, destaque para as 15 empresas portuguesas – 6 Dias - Albano Morgado - Burel Factory – Eurobotónia - Fitecom SA – Idepa - Imprimis by Gulbena - J&F - João & Feliciano SA - Lemar - M.M.R.A - NGS Malhas - Teias de Lona, Tecidos Lda - Texser - Troficolor - Vilarinho – que viajam até à capital britânica com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.
Para Pedro Maia, da direcção comercial da 6 Dias, estreante neste certame, as expectativas desta participação são positivas. «As expectativas em relação a esta feira são bastantes, para começar será a nossa primeira feira em Londres e acreditamos que o nome 6Dias estará representado numa feira de referência. Estamos certos que iremos conseguir fazer bons negócios e apresentar as nossas ideias e o nosso projecto de uma forma coerente, explica. A 6 Dias vai apresentar a coleção "Genesis”, o começo de algo novo, que se carateriza pelas cores forte, motivos étnicos e chique, e referências a atuais tendências em flores, frutas e pop-cult. Em termos de materiais, destaque para a viscose e o algodão.
Também a J&F – João & Feliciano, de regresso a Londres, está com boas expetativas. «Neste momento estamos com capacidade para alargar os horizontes em termos de mercados e novos produtos, pelo que é importante a nossa participação nestes certames de forma a promovermos a empresa e os nossos produtos», revela Elisabete Pereira. «Grandes marcas inglesas estão a produzir as suas coleções em Portugal, o que nos ajudará a tornar-nos mais competitivos devidos á proximidade dos seus confecionadores. Esta é a 2ª vez que participamos neste certame e certamente não será a última, mas estamos conscientes que a persistência e inovação será a chave do sucesso», acrescenta. Em destaque estarão artigos de jacquard e em 100% algodão.
Também a Lemar, que nos últimos anos se tornou uma presença habitual na feira londrina, pretende «aumentar o número de clientes que já temos e angariar novos contactos», como revela a assistente de administração da empresa, Fátima Silva. Apresenta uma coleção de tecidos em diversas composições e acabamentos para sportswear, cordura para sacos, mochilas, e uma pré- coleção de banho 2018 em riscas, estampados e quadrados.
A NGS Malhas parte para Londres com uma coleção onde novos jacquards e malhas finas com composições ricas se destacam, com o objectivo de «consolidar a nossa posição neste mercado», como afirma Sara Pinto.
Para a Troficolor, presença habitual no certame, participar nesta feira antecipa sempre uma boa temporada. «Sendo uma das primeiras feiras da temporada permite-nos dar a conhecer a colecção ao mercado internacional com um óptimo timing. E é ainda uma feira que consagra no mesmo espaço uma concentração de visitantes de óptima qualidade, o que nos permite consolidar a posição no mercado internacional e, neste sentido, aumentar o volume de negócios», explica Pedro Garcia. «Levamos na bagagem uma colecção extremamente completa com propostas bastante diversificadas para a próxima estação. Em destaque temos a família VelvDenim, onde apresentamos uma nova visão sobre os artigos denim, com tecidos adaptados à próxima estação e com um forte contexto moda. A família Fitness, concebida para acompanhar as tendências do desporto e bem-estar, com artigos pensados para proporcionar o melhor conforto nas mais diversas actividades como o yoga, o jogging ou pilates. A família das Flanelas, com uma grande diversidade de cores e desenhos Madras ou Xadrez, que podem ser usadas tanto na sua cor natural como em sob tingidas. A família dos Artigos Orgânicos onde para além dos típicos denims, incluímos ainda artigos em PFD sustentados pela filosofia do respeito pelo ambiente. E, por fim, a habitual Família Special Edition onde, mais uma vez, apresentamos propostas irreverentes de design único e arrojado em sintonia com técnicas e materiais funcionais que tanto caracterizam esta família», acrescenta.
Estão ainda presentes neste certame mais cinco empresas portuguesas: Gierlings Velpor – Riopele – Teviz by Polopique – TMG Textiles – TMG Knittings.
O certame The London Textile Fair reforça a sua posição de líder do setor, predominantemente europeu, para esta edição conta com a participação de 400 expositores, divididos por 4 halls de exposição, e são esperados cerca de 6 mil visitantes durante os dois dias.
A participação das 15 empresas portuguesas em mais uma edição da The London Textile Fair, é ação do From Portugal 2015-2016, uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda. O projeto From Portugal 2015-2016 é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 13,051,072,83 €, dos quais 7.210.717,74 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Fonte: Associação Selectiva Moda.