O peixe português transforma Portugal em figura de proa

O projeto “Portugal Figura de Proa”, recebeu a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização e irá promover o turismo gastronómico com destaque para o peixe até setembro 2017. O peixe será a “âncora” para a promoção do turismo gastronómico do país e o elo de ligação a diversos produtos tradicionais da gastronomia portuguesa.

A APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia lança o projeto “Portugal Figura de Proa” com o objetivo de elevar o posicionamento do peixe e da gastronomia portuguesa. A primeira ação do projeto? A criação da “Rota do Peixe Português” que será apresentada pela APTECE em breve.

O projeto “Portugal Figura de Proa”, recebeu a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização e irá promover o turismo gastronómico com destaque para o peixe até Setembro 2017. O peixe será a “âncora” para a promoção do turismo gastronómico do país e o elo de ligação a diversos produtos tradicionais da gastronomia portuguesa

“O principal objetivo operacional é a criação de uma Rota do Peixe Português, com o propósito de promover o peixe e mariscos contribuindo para a sua afirmação como produto de excelência e qualidade, não só em Portugal como em todo o Mundo. Pretende-se dar a conhecer ao Mundo não só os nossos principais peixes de mar e rio, mas pratos de pescado nacionais e produtos típicos complementares e ligados à gastronomia regional, como promover os restaurantes portugueses que bem trabalham o peixe” refere o Presidente da APTECE, José Borralho.

A inspiração para este projeto surgiu também do reconhecimento de um dos maiores Chefs do mundo, o Chef Ferran Adriá afirmou, em 2011: “o que mais me marcou em Portugal foi a qualidade do seu peixe e marisco. Maravilhoso e impressionante. Para mim são os melhores do mundo”.

Assente no Turismo Gastronómico, a APTECE pretende ligar, de forma dinâmica e inovadora, “comida e viagens, através de histórias muitas das quais nem os próprios portugueses conhecem, permitindo a criação de produtos experienciais únicos, que contem as histórias, que revelem segredos e deem a conhecer a nossa herança culinária e gastronomia, tão rica, tão saudável, tão única e sobretudo que ajudem os agentes locais a saber tirar partido delas.

Valorizar e promover ingredientes, alimentos e tradições gastronómicas de cada uma das regiões portuguesas, contribuindo para uma prática de cross-selling regional é um dos objetivos do projeto que recebeu a aprovação do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, para um investimento elegível de 894.795,35€.

 

Fonte: Apetece

08/03/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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