Portugal prepara-se para apresentar o Plano de Recuperação em Outubro à Comissão Europeia
O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou, esta terça-feira, que Portugal vai apresentar à Comissão Europeia um plano de recuperação económica em outubro.
A base de trabalho será o documento "Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030", da autoria do professor António Costa e Silva.
O documento, lançado hoje para discussão pública pelo Governo, e elaborado a pedido do primeiro-ministro, António Costa, inclui já contributos do Executivo que enquadrarão o orçamento para o ano de 2021.
Durante um total de 142 páginas, o Professor sugere várias possibilidades para a recuperação do nosso país: a aposta numa rede de transportes, articulando-a com a da Rede Europeia, a promoção e desenvolvimento do interior do país, o reforço social e a inovação na indústria, são apenas alguns exemplos das diversas soluções apresentadas.
Na cerimónia, o primeiro-ministro apelou à participação de todos os cidadãos portugueses, nesta consulta pública, convidando-os a exporem os seus contributos para uma visão estratégica comum.
Após o período de discussão pública, o Governo irá apresentar a versão final do plano com as prioridades, os prazos de execução e os cálculos em termos de impacto económico, sendo posteriormente apresentado à Comissão Europeia, com o objetivo de utilizar os fundos europeus à disposição.
Participe com as suas ideias até dia 21 de agosto de 2020, através do email: plano.recuperacao@pm.gov.pt
Consulte aqui o documento: Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030