Calçado português anima em Milão
De 13 a 15 de março todos os caminhos tiveram como destino Milão, a maior feira de calçado do mundo. A MICAM, que esteve inicialmente agendada para 20 a 22 de fevereiro, mas por razões de segurança foi adiada, decorreu em março na Fiera Milano.
Numa edição cujo mote foi #BetterTogether, Portugal esteve representado por 48 marcas (representadas por 35 empresas) na MICAM. “A MICAM é a principal feira do setor e é muito relevante para as empresas portuguesas de calçado, uma vez que reúne os maiores players do setor a nível mundial”, diz Luís Onofre. Para o Presidente da APICCAPS a presença portuguesa na feira “é da maior importância para retomar os negócios, além de ser um sinal de esperança de que estaremos perto da tão desejada normalidade”.
O Governo português esteve, uma vez mais, ao lado da indústria de calçado. João Neves, Secretário de Estado Adjunto e da Economia visitou a comitiva nacional na MICAM. “O início deste ano está em linha com o último trimestre de 2021, com os dados do comércio externo a serem muito interessantes”, diz João Neves.
O Secretário de Estado admite “um prolongamento de uma tendência de recuperação das nossas exportações. O sinal que temos destas primeiras visitas às empresas presentes na MICAM, que é uma feira muito relevante do ponto de vista das tendências de mercado, é que os sinais continuam a ser muito positivos”.
“Esta feira segue o caminho de recuperação da nossa indústria. O ano passado foi muito positivo, nomeadamente o último trimestre, com uma grande recuperação, que demonstra tudo aquilo que temos para oferecer ao mercado: bom produto, design, preço justo e adequado aquelas que são as necessidades dos consumidores”. João Neves garante que estes bons resultados são um reflexo da “capacidade de adaptação e flexibilidade das nossas empresas”.
A MICAM manteve o formato de três dias e apresentou as propostas para o próximo outono-inverno 2022-2023. Na edição de setembro, a feira voltará ao formato de quatro dias e realizar-se-á de 18 a 21 de setembro de 2022.
A presença na MICAM insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete 2020, e visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, para onde o setor exporta mais de 95% da sua produção.
Pelos corredores da Micam
Portugal esteve representado na MICAM com 48 marcas nacionais, de 35 empresas. Na bagagem seguiram repetentes, estreantes e empresas que voltaram após o interregno provocado pela pandemia.
É o caso da Plumex. Depois de 15 anos ausentes da feira, a empresa procura agora novas formas de chegar aos mercados. “Os primeiros contactos foram animadores, mas importa voltar mais algumas edições para sentir o pulso da feira”, destaca Pedro Carlos. Para o responsável da Plumex, “a MICAM é a feira mais importante de todas; é a feira”, concluiu.
A Suave participa na Micam há dois anos e meio. A participação não ficou suspensa durante a pandemia e a feira surgiu “como uma forma de chegar a novos mercados estáveis, para além dos 25 países com quem já trabalhávamos”. Os frutos estão a ser colhidos e a empresa já aumentou para 31 o número de destinos. Encontramos muito clientes habituais, mas também novos clientes”.
Barko, Kuru e Urban preenchem a lista de estreantes no certame que vislumbram na MICAM uma plataforma de lançamento nos mercados internacionais.
(Fonte: APICCAPS)
Apoio do COMPETE 2020
Esta participação na MICAM foi no âmbito do projeto Programa de Internacionalização do Cluster do Calçado, que conjuga o apoio à presença nas principais feiras internacionais da indústria do calçado com um conjunto diversificado de ações de promoção e marketing internacional, procurando mobilizar um vasto número de empresas.
Este projeto é promovido pela APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito da medida Qualificação e Internacionalização de PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização).
Links Relacionados
Website APICCAPS