Novos sistemas inteligentes para o Armazém do Futuro
O projeto Warehouse of the Future (WoF) tem como objetivo geral a conceção e desenvolvimento de sistemas inteligentes, altamente flexíveis, conectados e eficientes, com vista a estabelecer um novo paradigma de Armazém de Futuro na indústria automóvel, assente na sensorização de pessoas, matérias-primas e componentes, bem como na automatização e gestão em tempo real dos processos de picking.
O picking consiste na recolha e combinação de cargas não unitárias para configurar a encomenda de um cliente. Pode ser realizado praticamente em qualquer tipo de armazém e acontece a partir do momento em que for preciso juntar pacotes, peças, produtos ou materiais para uma vez agregados, fazer a sua transferência. O picking e a manipulação de cargas unitárias estão conectados com o ciclo de reposição de stock e com o processo de envio de encomendas preparadas.
Síntese do projeto
Na época da customização em larga escala, as instalações produtivas dos OEM (Fabricantes de Equipamento Original) experimentam um considerável influxo de componentes a serem fornecidos e alimentados nas linhas de montagem. Nesse cenário, emerge a ideia de Armazém Inteligente, que, apesar de sua configuração e implementação complexas, fundamenta-se em tecnologias emergentes para oferecer a total automação, integração e digitalização dos fluxos logísticos e intralogísticos.
Neste contexto surge o projeto Warehouse of the Future, que visou criar sistemas inovadores, extremamente flexíveis, conectados e eficientes. O objetivo era estabelecer um novo paradigma para o Armazém do Futuro, baseado na sensorização de pessoas, equipamentos e inventários, além da automatização e gestão em tempo real dos processos de estabilização, seleção e movimentação de materiais/componentes.
Procurando concretizar casos de uso específicos, demonstrando as tecnologias num ambiente de "living lab" no contexto industrial (ou seja, no chão de fábrica da PSA Mangualde), o projeto engloba a investigação e desenvolvimento de três soluções distintas, nomeadamente:
- Um sistema inovador “pick-to-light wireless seamless”, caracterizado por uma elevada autonomia, flexibilidade e capacidade sensorial que promove um processo de picking totalmente rastreável, alinhado com os princípios da Indústria 4.0 e de produção que se baseiam em níveis substanciais de flexibilidade.
- Soluções robóticas inovadoras para o processo automatizado de picking, que englobam a manipulação e movimentação automáticas de peças e kits. Isso é alcançado por meio da integração de técnicas de visão artificial e robótica colaborativa, utilizando tecnologia de comunicação preparada para 5G.
- Sistemas para monitorar e otimizar a estabilização de materiais e sua subsequente movimentação automática, incorporando a investigação de um processo acelerador para a estabilização de green materials e o desenvolvimento de uma componente de sensorização avançada. Essa sensorização permite uma monitorização precisa do estado de estabilização do material, além de oferecer uma solução integrada para a movimentação automática de carga consirerável.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Copromoção, Clube Fornecedores), envolvendo um investimento elegível de 2 milhões de euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 1,3 milhões de euros.