TGbaixopH: a participação na maior feira de Private Label da Europa (PLMA) realizada em Amesterdão no final de maio.

Ricardo Santos, Diretor Geral da Mistolin faz um balanço desta iniciativa de divulgação do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, tendo sido «uma grande oportunidade para se poder apresentar aos potenciais clientes europeus as vantagens do uso da nova formulação TGbaixoph em novos produtos desengordurantes».

 

1. Sintese do Projeto

Este projeto tem como principal objetivo desenvolver um desengordurante mais benigno, com um forte controlo sobre os mecanismos que promovem a solubilização, desagregação e emulsificação de gorduras. Mais concretamente, pretende-se criar um tira-gorduras livre de fosfatos, solventes orgânicos tóxicos e com um pH moderado (até 11,5), evitando assim o rótulo de produto corrosivo, e consequentemente, as questões relacionadas com o transporte de mercadorias perigosas.

 

2. Testemunho de Ricardo Santos, Diretor Geral

- Como é que correu a apresentação, na maior feira de Private Label da Europa, a PLMA de Amesterdão, do produto desengordurante inovador desenvolvido no âmbito do projeto TgbaixopH?

Fazendo parte das iniciativas de divulgação do Projeto TGbaixopH: Desenvolvimento de um tira-gorduras, mais sustentável e de elevada biodegradabilidade, para a remoção de gorduras carbonizadas a Mistolin aproveitou a oportunidade para estar presente no maior evento europeu de Private Label e Private Brand que acontece todos os anos em Amsterdão, a feira internacional anual “World of Private Label” da PLMA, este ano ocorrido entre dias 29 de Maio e 1 de Junho.

Há mais de trinta e cinco anos, a feira internacional anual “World of Private Label” da PLMA reuniu retalhistas com fabricantes para ajudá-los a encontrar novos produtos, fazer novos contatos e descobrir novas ideias que ajudarão seus programas de marcas próprias a terem sucesso e crescer. 

Feira Internacional “World of Private Label” de 2022 da PLMA apresentou mais de 2.500 empresas expositoras, incluindo 50 pavilhões nacionais e regionais. Os produtos em exibição incluirão alimentos frescos, congelados e refrigerados, mercearia seca e bebidas, bem como categorias não alimentares, incluindo detergentes, cosméticos, saúde e beleza, casa e cozinha, cuidados posteriores de automóveis, jardim e utilidades domésticas e bricolage.

Estiveram presentes por parte da Mistolin Ricardo Santos e Jacinto Almeida, técnicos afetos ao projeto, para preparação do stand e acompanhamento comercial durante os dias da feira.

Esta feira tem um potencial muito grande pois é uma excelente oportunidade de estarmos em contacto com os compradores. Saídos de um período de 2 anos de confinamento COVID-19, esta feira foi o relançamento da oportunidade de se fazerem reuniões e contactos comerciais com clientes presenciais.

Foi uma grande oportunidade para se poder apresentar aos potenciais clientes europeus as vantagens do uso da nova formulação TGbaixoph em novos produtos desengordurantes versus as atuais no mercado. Em termos de promoção do conceito, para além da divulgação nas redes sociais e contactos pré-feira, o stand foi orientado para a divulgação do projeto com um X-banner e vídeo promocional, apoiados por catálogos em formato digital.

 

- Qual a reação do mercado a este produto?

Houve muita curiosidade e interesse pelos potenciais compradores que nos visitaram, sendo que a nossa abordagem foi de se fazerem pequenas reuniões de briefing e organização de próximos passos, dado que a feira pelo seu caracter curto de duração não permitiu naturalmente o desenvolvimento e aprofundamento de negócios.    Do ponto de vista de número de contactos, houve 22 contactos/empresas que mostraram interesse no conceito e os quais após a feira estamos a continuar o desenvolvimento de conversações de forma a concretizar um produto final, fabrico e comercialização não só sobre o chapéu da marca Mistolin como também em várias situações sobre alçada de marcas de terceiros.

Em forma de balanço entendemos que foram atingidos os objetivos de divulgação do projeto neste evento, sendo que como referido, o trabalho não fica por aqui, existem muitos passos a dar na concretização de produtos finais, seja na apresentação de packaging, rotulagem ou utilização que terá de ser trabalhado com cada um dos potenciais interessados no produto.

 

3. O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Mistolin e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Projetos Individuais), envolvendo um investimento elegível de 444 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 298 mil euros.

 

4. Links

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10/08/2022 , Por Miguel Freitas
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