TURNOUT: O desenvolvimento do turismo outdoor da Região Norte de Portugal

Enquadramento

Tendo por base o reconhecimento do potencial do Turismo Outdoor para a diferenciação e competitividade dos territórios, surge o projeto TURNOUT - Desenvolvimento do Turismo Outdoor da região Norte de Portugal. O Projeto TURNOUT aborda uma realidade mais abrangente do que o Turismo Natureza, na medida em que contempla a oferta, em particular os recursos e as atividades constituintes do Turismo Náutico, do Turismo de Aventura, do Turismo Rural, Turismo Ativo, entre outros, para além do Turismo Natureza.

Em particular, o TURNOUT resulta do reconhecimento do potencial da região Norte de Portugal para o Turismo Outdoor, assente na diversidade e singularidade de recursos naturais; da necessidade de informação georreferenciada dos recursos e equipamentos, bem como da dinâmica empresarial na região; da necessidade de conhecimento sistemático da realidade e evolução (oferta e procura) em toda a região Norte, e da necessidade de maior estruturação da oferta, integrando e articulando os diferentes recursos e atividades, bem como os diversos intervenientes.

O Projeto

Neste contexto, o projeto tem como objetivos:

- analisar e avaliar os recursos e a oferta associados ao Turismo de Ar Livre na região Norte;

- analisar e segmentar a procura turística;

- desenvolver ferramentas SIG (Sistema de Informação Geográfica) para o Turismo ao Ar Livre na região,

- criar informação georreferenciada sobre a oferta que seja também relevante para a procura;

- identificar e caraterizar as zonas estratégicas para o desenvolvimento do Turismo de Ar Livre;

- identificar e estabelecer critérios, metodologias e mecanismos que permitam medir e monitorizar o Turismo ao Ar Livre de forma sistemática (Barómetro do Turismo ao Ar Livre);

- identificar orientações e áreas estratégicas para facilitar a organização da oferta de Turismo de Ar Livre na região Norte;

- contribuir para estratégias que visem o desenvolvimento turístico responsável e sustentável.

Uma das premissas em que o projeto TURNOUT assenta é que há uma utilização generalisada da Internet a uma escala global que terá uma grande influência na atividade turística em geral. Desta forma, o projeto contribui para reforçar o papel das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para o desenvolvimento do Turismo Outdoor na região Norte, em particular, porque as TIC são fundamentais para o desenvolvimento de mapas e informação georreferenciada, importante para os diferentes intervenientes, em particular para a estruturação da própria oferta e para a comunicação turística.

Em relação ao desenvolvimento de mapas e da informação georreferenciada, assente na aplicação de ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o Projeto TURNOUT contribui para um acesso alargado a uma informação apelativa e prática destinada aos intervenientes da oferta, bem como aos visitantes da região norte. A aposta das TIC no Turismo Outdoor contribuiu para que seja fomentada uma maior interatividade por parte dos visitantes com a oferta na região, através de dispositivos móveis, que são utilizados de forma generalizada, inclusive quando as pessoas estão de férias e/ou a realizar atividades ao ar livre. A disponibilização desta informação neste tipo de dispositivos e na forma específica de apps, é crucial para uma maior diferenciação e competitividade do território, para além de contribuir para a segurança dos praticantes de atividades de ar-livre, para promover o acesso responsável ao território e para uma melhor experiência dos visitantes.

Através destas ferramentas, os adeptos das atividades ao ar livre podem visualizar mapas, pesquisar por concelho ou atividade, etc. As atividades disponíveis na app vão desde o BTT ao surf, passeios pedestres, observação de vida selvagem, parapente, pesca, entre outras, por toda a região Norte de Portugal.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança em copromoção com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico do Porto e o Turismo do Porto e do Norte de Portugal e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 240 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 204 mil euros.

 

Links

Instituto Politécnico de Bragança | Website

Instituto Politécnico de Viana do Castelo | Wesite

Instituto Politécnico do Porto | Website

Turismo do Porto e do Norte de Portugal | Website

19/09/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia