SmarText4EStore: Têxteis inteligentes para o armazenamento de energia utilizando supercondensadores
SmarText4Estore visa a produção de uma nova geração de têxteis utilizando supercondensadores híbridos com elevado desempenho, durabilidade, flexibilidade, leveza e segurança. Serão seguidas várias estratégias, desde o design de elétrodos têxteis e uso de eletrólitos ecossustentáveis até ao desenvolvimento de têxteis utilizando supercondensadores com novas configurações e processos de fabrico de baixo custo e em grande escala.
Enquadramento
O desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia limpas eficientes tem sido uma preocupação global para dar resposta ao elevado consumo energético e esgotamento de fontes de energias não renováveis. Os supercondensadores (SCs) constituem uma solução ecossustentável para redução da pegada de carbono.
A proliferação do vestuário eletrónico criou novas oportunidades de mercado para os SCs nomeadamente na produção de têxteis com propriedades de armazenamento de energia. O desafio consiste no design de SCs integrados no vestuário ou produzidos sob a forma de fibras.
Os nanomateriais são componentes fundamentais para a produção de têxteis SCs com elevado desempenho, leveza e conforto. Os nanomateriais híbridos baseados em materiais de carbono condutores e nanopartículas de óxidos metálicos são uma solução promissora para a fabricação em grande escala e a baixo custo de elétrodos e SCs têxteis eficientes.
O Projeto
Em declarações ao COMPETE 2020, Clara Pereira, investigadora da REQUIMTE/LAQV e responsável do SmarText4Estore, apresenta o projeto e as entidades envolvidas e fala da importância do apoio dos Fundos Comunitários.
Clara Pereira | Responsável do projeto SmarText4Estore
“No projeto SmarText4EStore estão a ser desenvolvidos novos têxteis inteligentes para armazenamento de energia com base numa tecnologia inovadora de supercondensadores híbridos. Esta tecnologia surge como alternativa às baterias convencionais usadas em vestuário eletrónico e tecnologias “wearable”, para fornecimento de energia a sensores de monitorização de sinais vitais, sistemas de iluminação, entre outros dispositivos eletrónicos flexíveis/portáteis, tendo por isso um vasto leque de aplicações. As vantagens da tecnologia que está a ser desenvolvida são a sua elevada rapidez de carregamento, segurança para o utilizador, durabilidade (número de ciclos de carga/descarga), flexibilidade e leveza.
Os fatores de diferenciação deste projeto são o tipo de nanomateriais híbridos que estão a ser desenvolvidos para conferir essas propriedades assim como a utilização de processos de fabricação ecossustentáveis, escaláveis e de fácil transposição para a Indústria Têxtil.
O projeto SmarText4EStore é um projeto multidisciplinar liderado pelo Laboratório Associado para a Química Verde LAQV/REQUIMTE (no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, FCUP) e que envolve outros dois parceiros do Sistema Científico e Tecnológico das áreas de Engenharia Física e Engenharia Química (IFIMUP - Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica, no Departamento de Física e Astronomia da FCUP e Laboratório Associado LSRE-LCM, no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, CITEVE.
O apoio financeiro concedido pelo COMPETE 2020 tem sido fundamental na concretização deste Projeto, potenciando o desenvolvimento de novas tecnologias de armazenamento de energia diretamente produzidas em substratos têxteis e promovendo a inovação nos domínios da Energia, Têxteis e Vestuário Inteligente. Perspetiva-se que as soluções que estão a ser desenvolvidas possam vir a ser implementadas nas áreas da proteção individual, da saúde e bem-estar, do desporto e da moda.
Por outro lado, tem contribuído para a formação avançada de estudantes de Doutoramento nas áreas da Química de Materiais, Nanotecnologia e Engenharia Física, assim como para a contratação de Recursos Humanos cruciais para o desenvolvimento do projeto.”
O Apoio do COMPE4TE 2020
O projeto é promovido pelo REQUIMTE e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de 239 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 204 mil euros.
Links
REQUIMTE/LAQV - Website
IFIMUP - Website
LCM-LSRE - Website
CITEVE - Website