A maior fabricante europeia de rodas e aros de bicicleta é portuguesa
Em declarações ao COMPETE 2020 Rémy Silva, CFO da RODI, falou do projeto "Implementação de processo de produção de rodas para e-bikes e processo annealing na produção de lava louças" com enfase nas rodas para e-bikes, e da importância dos fundos Europeus:
Rémy Silva | CFO da RODI"Observando o mercado e os consumidores no geral, e de forma a manter a sustentabilidade e crescimento da empresa, a RODI considera crucial o desenvolvimento de novos produtos, que estejam orientados para a satisfação de novas necessidades e gostos do cliente, as quais se encontram em atualização constante.
Assim, e com o apoio do COMPETE, a RODI decidiu proceder ao investimento nos seus dois polos industriais de novos processos: processo de produção de rodas para e-bikes, e o processo annealing na produção de lava-louças.
No que diz respeito ao Polo Industrial ligado ao setor de Ciclismo, a RODI desenvolveu um novo processo para a produção de rodas destinado às bicicletas elétricas (E-Bikes). Este investimento permitiu à empresa fornecer produtos através de processos inovadores aos seus clientes. Essa produção só foi possível com a aquisição de equipamentos com sistemas automáticos e robotizados que permitiram á empresa proceder á implementação da indústria 4.0 neste setor de atividade. Estes investimentos dotaram a empresa de um aumento significativo de produtividade, capacidade produtiva, uma melhoria da qualidade do produto, flexibilidade industrial, diminuição dos prazos de entrega e de manter-se à frente da concorrência, reduzindo as importações destes artigos de Taiwan para a Europa.
O apoio do Compete 2020 é muito importante para as empresas em Portugal, uma vez que permite proceder a investimentos de valores significativos que potenciam a competitividade das empresas nacionais, sem esquecer a tónica da criação do emprego."
O Projeto
O maior fabricante europeu de rodas e aros de bicicleta é português, nomeadamente a empresa aveirense, RODI– Sinks & Ideas, que exporta os seus produtos para mais de 80 países em todo o mundo, com um volume de exportação superior a 90%.
No âmbito deste projeto, co-financiado pelo COMPETE 2020, foi implementada a produção de rodas para e-bikes, que permite à empresa fornecer produtos inovadores, fabricados com processos inovadores, em que não existem fabricantes no mercado nacional.
A implementação destes processos, complementados com investimentos no âmbito da indústria 4.0, levou a um aumento da capacidade produtiva dos tipos de produto que fabrica, um aumento da produtividade e diversificação da sua produção para rodas de bicicletas elétricas.
No geral, a RODI apostou no aumento da produtividade, na melhoria dos processos produtivos, na infraestrutura digital, cibersegurança, satisfação das encomendas mais rápida (menor time-to-market), no processamento e análise avançada de dados e produção aditiva (indo ao encontro dos objetivos da indústria 4.0).
A fabricação de rodas para e-bikes envolveu a implantação de linhas de produção de aros e rodas, máquinas de controlo, de furar aros, equipamentos de pintura e outros de suporte. Os equipamentos têm sistemas automáticos, robotizados, equipados com sensores e controlados por computador, permitindo a sua programação remota e conexão ao sistema informático de coleta de dados de produção.
O Apoio do COMPETE 2020
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 6,4 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo FEDER de 3,2 milhões de euros.
Links Relacionados
Website da RODI - Rims and Wheels