Ethical Meat - Vencedor do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde.
Enquadramento do Prémio
O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2022 é a nona edição de um concurso promovido pelo CRÉDITO AGRÍCOLA e a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria que visa contribuir para a disseminação de uma cultura de empreendedorismo e inovação nos sectores agrícola, agro-industrial e florestal em Portugal.
O Concurso tem como objetivo, selecionar, divulgar e premiar projetos de carácter inovador, sendo atribuídos prémios aos projetos que se destacaram nas seguintes categorias:
- Digitalização e Automação
- Economia Circular e Biotecnologia Sustentável
- Alimentação, Nutrição e Saúde
- Promoção da Inovação
Na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde, o prémio foi atribuído a um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, o Ethical Meat, que visa o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne - do “prado ao prato”, promovendo a eficiência na criação de bovinos, maior qualidade da carne e produção mais sustentável.
O projeto Ethical Meat
O projeto Ethical Meat - Sistema Integrado de Produção Sustentável de Carne – é promovido pela empresa Monte do Pasto, líder na criação de gado bovino ao ar livre, localizado no Baixo Alentejo, e desenvolvido em parceria com equipas das Universidades de Évora e da Universidade do Minho e cofinanciado pelo COMPETE 2020.
O projeto materializa a iniciativa estratégica da União Europeia – ‘Do Prado ao Prato’ – para a transição para um sistema alimentar mais saudável, seguro e sustentável ao longo da cadeia alimentar.
As principais inovações do projeto prendem-se com o facto de irem ser testados pela primeira vez, em conjunto, um leque de fatores de melhoria do bem-estar animal, associados à monitorização e quantificação dos seus efeitos em vários parâmetros relevantes relacionados com o bem-estar animal, facilitando o controlo das operações em toda a fileira.
Em conjunto com a melhoria do processo de abate e processamento e embalagem da carne, esta será a base para o estabelecimento de um sistema de qualificação da carne obtida a partir dos animais criados daquela forma, pretendendo-se provar que esta carne terá parâmetros de qualidade acima da média, aos quais estão associados também compromissos de ética no maneio animal e de ética na aplicação das soluções ambientalmente e economicamente mais sustentáveis.
Link para a notícia sobre o projeto que fez parte da Newsletter 376